Scrum: utilizando metodologia ágil na criação de sites

3 pontos de SEO para tornar sua loja uma referência

O Scrum é um framework no qual são abordados problemas adaptativos complexos e que busca entregar um produto com o maior valor possível aos stakeholders (clientes) considerando as incertezas. O nome surgiu do Rugbi e se refere à maneira cuidadosa que o time se posiciona para avançar com a bola. A tática, que começou a ser utilizada na década de 1990, não é exclusividade do setor de Tecnologia da Informação e pode ser aplicada por outros segmentos para pesquisar e identificar possíveis mercados e tecnologias e também desenvolver, lançar e renovar produtos. Há Scrumquem diga ainda que o Scrum, na realidade, é uma forma diferente de agir e pensar na hora de enfrentar desafios.

Para começar a utilizar o framework, é preciso selecionar quem irá trabalhar no projeto. O “time Scrum” é formado por um Product Owner, a equipe de desenvolvimento e um Scrum Master, que é responsável por manter os valores e práticas da metodologia presentes no cotidiano da equipe. O ideal é que o time tenha autonomia para tomar decisões e seja independente para dar andamento às demandas e finalizar o trabalho que foi priorizado para execução na sprint. Esse modelo de equipe é adotado para potencializar a flexibilidade, a criatividade e a produtividade.

O projeto é constituído por sprints, períodos de tempo pré definidos e regulares que normalmente giram em torno de duas semanas a um mês. Na sprint deve ser executado um conjunto de tarefas que são definidas na planning (planejamento), onde o time, como um todo, planeja o trabalho do período. Importante pontuar que esse intervalo de tempo não deve ser longo, uma vez que os requisitos do projeto podem mudar. Por isso, planeje apenas o que pode te manter ocupado naquele período. Ao final deste período é realizada a Sprint Review, ou revisão da sprint, onde o time conversa sobre o trabalho executado no em busca da melhoria contínua.

Aplicando o Scrum no desenvolvimento de sites

A boa prática ágil também pode ser utilizada para desenvolvimento de sites. Para conhecer mais sobre o Scrum e saber como iniciar esse processo, confira sete passos para implantar o método em projetos web:

1. O Product Owner

Para começar, é necessário montar o time Scrum. O primeiro integrante a ser selecionado neste grupo é o Product Owner, ou dono do produto em tradução livre, que ficará responsável por visualizar o projeto como um todo, considerando o que pode ser vendido, implementado e produzido pela equipe. Ele também deve priorizar os itens do backlog (acúmulo de atividades) do projeto, para que a equipe os desenvolva durante o sprint.

2. Escolha da equipe

A segunda etapa é a formação da equipe do Scrum. Na hora de escolher quem fará parte do time, a orientação é formar equipes com poucos profissionais, no máximo nove, que tenham afinidade com o trabalho a ser executado. Outra dica é selecionar integrantes com as habilidades necessárias para participar de todas as etapas do processo, formando assim um time multifuncional.

3. O Scrum Master

Smarthint
olist
Performa.AI
Edrone

Depois de selecionar o Product Owner e a equipe, o passo seguinte é a escolha de um Scrum Master. O papel dele será treinar o resto do time para executar as atividades a partir dos valores do Scrum, e ajudar a equipe com os obstáculos que surgirem durante o desenvolvimento do projeto.

4. Criação do backlog

Na metodologia ágil, as atividades para desenvolver o projeto devem ser definidas e ordenadas de acordo com a prioridade em um backlog de produto. É importante revisar a lista de ações e deixá-la o mais próximo da realidade possível, excluindo as tarefas que vão além da capacidade de execução do time.

5. Agendamento dos sprints

O Product Owner e o Scrum Master são os responsáveis pelo planejamento dos sprints. O ideal é que esses ciclos durem no máximo um mês, mas o período pode ser reduzido para uma ou duas semanas de acordo com o desempenho da equipe e a complexidade da demanda. No Scrum, os membros do time devem executar suas tarefas com autonomia e se comprometerem com os prazos.

6. Andamento do projeto

Para acompanhar o andamento do projeto com mais facilidade, um aspecto importante do Scrum é criar um Quadro Scrum. Nele deve constar as partes do projeto que já foram executadas, as que estão sendo desenvolvidas, as que ainda não foram feitas e suas descrições, para que a equipe se mantenha informada sobre o progresso das ações propostas. O próprio time é responsável por atualizar essas informações conforme avança.

7. Reuniões de compartilhamento

Todos os dias a equipe se reúne, geralmente no mesmo horário, para compartilhar de forma objetiva o que foi feito no dia anterior e o que irá fazer naquele dia. Essas reuniões têm duração máxima de quinze minutos e são muito importantes para a metodologia ágil, pois também são uma oportunidade para discutir eventuais problemas e alcançar as metas.

Além do Scrum, existem outras metodologias ágeis, cujo uso também traz mais flexibilidade para a gestão de projetos, distribuição de times, priorização de atividades, mudança na forma de pensar e agir e provoca maior engajamento dos colaboradores. Além disso, os métodos incentivam a descentralização de informações e de poder, o que impede que o andamento do projeto seja prejudicado quando um colaborador falta ou entra em férias. O objetivo da gestão ágil é aumentar a produtividade e fazer com que as pessoas se sintam mais realizadas. Resumindo, ela oferece muitas vantagens tanto para profissionais quanto empresas.

Artigo escrito por Dieine Silva, Agile Coach da HostGator e Gabriela Giustina, Analista de Projetos e Processos da HostGator.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.