Segmentação de e-mail para e-commerce: o marketing estratégico que vende

| 03/08/2016 - 09:12 AM | Comentários (0)

email

Quando se trata de marketing estratégico para e-commerce, uma das principais ferramentas utilizadas é o e-mail marketing. Isto porque, diferente das redes sociais e campanhas abertas,  o e-mail  marketing para e-commerce pode ser segmentado  para públicos específicos de acordo com o perfil de quem compra os seus produtos ou serviços.

Vamos apresentar para você algumas estratégias de e-mail marketing para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce entregando o conteúdo certo para seus consumidores.

Por onde começar

A definição de suas buyer’s personas e a compreensão da jornada de compra pela qual cada uma delas passa é determinante para uma boa estratégia de e-mail marketing. Essas estratégias fazem parte do Inbound Commerce, o marketing digital para e-commerce que conduz o visitante pelo funil de vendas até a compra. Depois de concluídos estes primeiros passos, vamos entender melhor os porquês do uso do e-mail marketing.

O e-mail marketing para e-commerce segue a ideia de produção de conteúdos de valor, ou seja, não é só uma forma de apresentar seus produtos e vendê-los diretamente. Compartilhar e-mails com seu público é, principalmente, uma forma de lembrar o usuário que sua loja existe e criar um relacionamento duradouro e personalizado. Além disso, é uma maneira eficiente de avaliar a satisfação dos clientes e a principal estratégia para contornar os abandonos de carrinho e aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce.

Para começar, separe um campo de cadastro de e-mails em seu site do e-commerce. Este  call-to-action deve ser atrativo e é a partir dele que serão geradas suas listas de e-mail. Inserir perguntas como  feminino/masculino  na  hora de preencher estes  campos pode auxiliar na segmentação de sua lista desde o início. Além desta forma de captação de e- mails, aqueles conseguidos por quem realizou compras serão os principais na hora de segmentar o seu público.

Neste momento, também é importante selecionar uma boa ferramenta de e-mail marketing para a frequência de disparo, monitoramento, automatização e segmentação de listas. As informações de taxa de abertura, cliques e rejeição são o que vão permitir o aprimoramento contínuo de suas estratégias e que irão direcionar as campanhas seguintes. Ter uma boa pré-visualização dos e-mails, com um título e descrição com linguagem adequada, que atraia e provoque o público, é de extrema importância. Da mesma forma, teste layouts diferentes e atrativos a cada período de tempo determinado, sendo pelo menos uma vez ao ano.

Tipos de e-mail marketing para e-commerce

Alguns dos e-mails mais comuns são as newsletters, os e-mails de registro de um novo usuário e de notificações do pedido. Com relação ao pós-venda, o e-mail marketing cumpre um papel indispensável. O primeiro passo do pós-venda é agradecer pela compra. Neste momento, aproveite para falar mais sobre sua marca e para direcionar seu comprador para outras redes de relacionamento.

Disponibilize informações concretas sobre a transação realizada: entre as informações enviadas devem estar a confirmação do pedido, quando o produto foi encaminhado para a transportadora e qual será o dia de entrega. Por fim, pergunte ao seu cliente se o produto foi recebido corretamente e se atendeu as expectativas e necessidades. Este é o momento de identificar pontos de melhoria na venda e recolher depoimentos ou avaliações de seus produtos para que sirvam como experiência para transações futuras.

Segmentação de e-mail para e-commerce

As estratégias que serão o diferencial de sua empresa são as de segmentação de e-mail. Utilizar do e-mail marketing para segmentar seu cliente por interesses, comportamentos e desejos é uma forma muito eficiente de atingir da forma que deseja cada público distinto. Neste sentido, tenha automatizado o envio de e-mails como:

  • Premiações de consumidores mais leais com cupons de desconto nas próximas compras ou sorteios;
  • Reativação de compradores dormentes com sugestões para pessoas que já compraram em sua loja de produtos similares;
  • Campanhas especiais para datas comemorativas e sazonalidade de produtos, com um calendário antecipado para o planejamento e criação de campanhas inteligentes;
  • Mensagens recorrentes com versões diferentes para pessoas que navegam em categorias e produtos Ex: dicas e produtos para cabelo para pessoas que navegam na categoria de itens de beleza;
  • Campanhas de urgência com promoções rápidas e cupons de desconto que são válidos apenas por alguns dias;
  • E-mails para abandono de carrinho, perguntando o motivo do cancelamento da compra, indicando vantagens do produto, oferecendo desconto ou frete grátis e indicando produtos similares;
  • E-mails de reposição de produtos que possuam prazo de validade, esgotamento ou que devam ser trocados em períodos de Ex: indicação de sapatos para crianças alterando os tamanhos com o tempo;
  • União de campanhas de e-mail marketing com as estratégias de outros canais de divulgação e venda a partir da prática do Omni

Com boas estratégias de e-mail marketing, um cronograma bem definido e determinação em todas as etapas, seu e-commerce terá o destaque que você deseja, gerando um aumento considerável em sua taxa de conversão. Que tal começar agora?

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Categoria: Dicas

Rodrigo Martucci

Sobre Rodrigo Martucci: Rodrigo Martucci é CEO da Nação Digital, uma das principais agências de inbound commerce do Brasil. Experiência no mercado americano trabalhando com empresas de grande porte. Ver mais artigos deste autor.

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