Seis dicas para impulsionar as vendas da sua marca no Stories do Instagram

Recentemente o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, divulgou que o Instagram está realizando testes para deixar de mostrar publicamente o número de curtidas em fotos e vídeos. Esse assunto gerou uma grande discussão entre marcas e influenciadores digitais, que estão investindo cada vez mais em outras funcionalidades da rede social. Uma delas é o Stories do Instagram, que segundo um levantamento da empresa Socialbakers, em um ano, cresceu 21%. Acompanhe abaixo seis dicas imprescindíveis para entender como utilizar este recurso para impulsionar o seu negócio.

1 – Configure sua conta como Instagram comercial

No Instagram, existem dois tipos de contas: a comum e a versão para negócio, onde é possível obter inúmeras informações para entender o comportamento do seu público. Desse modo, é gratuito e reversível migrar para a conta comercial. Basta acessar a sua conta e seguir o caminho: configurações > mudar para a conta comercial. Posteriormente, é necessário vincular sua conta do Instagram com a sua página do Facebook, para que depois seja possível fazer anúncio em ambas as contas.

Depois de migrar para a conta comercial, você terá acesso a métricas como: o horário em que seus seguidores estão mais ativos, número de visitas ao perfil, idade média do público e a região em que estão. Baseando-se nessas informações, você já pode começar a postar os seus conteúdos em horários específicos, entender a linguagem a ser adotada em sua conta e direcionar a campanha de ads e conteúdos para esse público, com o objetivo de sempre aumentar o engajamento.

Além disso, na aba conteúdo da conta comercial, você poderá analisar os posts que tiveram maior engajamento e, assim, traçar um padrão de conteúdo de maior interesse como referência para as próximas postagens. Com a conta comercial, você ainda pode utilizar o Instagram Shopping, que permite que o cliente veja na foto o preço do produto e consiga comprar o item praticamente com poucos cliques, além disso é possível realizar anúncios, para conquistar cada vez mais vendas e seguidores para a sua marca.

2 – Mostre os bastidores de sua empresa

Este tópico precisa ser um ponto forte do marketing. Humanizar sua marca é muito importante para gerar empatia nos consumidores. Para isto, você pode mostrar os bastidores da sua empresa, comemorações de datas especiais, expor como é a sede da marca, entre outras ideias que transmitam transparência aos seus seguidores. Você também pode incrementar as fotos da sua câmera com um “gif” ou “emoji”, por exemplo, para criar um conteúdo mais divertido.

Além de analisar as métricas, uma dica crucial para fazer conteúdo de sucesso no Instagram Stories, é ficar atento às principais semelhanças entres as postagens que tiveram maior desempenho. Por exemplo, o tipo de produto que você publicou e as hashtags, para assim replicar nos próximos conteúdos. É importante também sempre adicionar um call to action (CTA), que direcione ao site da sua marca, para que depois você consiga mensurar quantas pessoas clicaram neste link e também converter mais vendas.

Performa.AI

3 – Utilize ferramentas de interação

O Stories é uma ótima ferramenta de interação. Realizar enquetes e sessões de perguntas e respostas são uma ótima opção para engajar os seguidores e mostrar que você tem interesse em saber a opinião do seu público. Recentemente, o Instagram liberou uma nova figurinha chamada “teste”, que pode ser adicionada ao Stories. Esta função permite a criação de questionários de até quatro opções de respostas, para que seus seguidores possam adivinhar qual é a correta e, de forma leve e divertida, fornecer respostas preciosas para direcionar melhor suas estratégias de comunicação e vendas. Muitas marcas costumam inserir links no Stories para compra de produtos. Para que essa funcionalidade seja liberada, você precisa pelo menos de 10 mil seguidores em sua conta. Caso já possua esse número, basta aplicar no ícone da “corrente” e adicionar o seu link.

4 – Use aplicativo de edição de fotos

Para facilitar o processo de edição, otimizar tempo e manter o conteúdo do Stories sempre bacana, utilize aplicativos para edição de fotos e aproveite para salvar a configuração de efeitos para aplicar sempre no conteúdo da sua marca. Além disso, não deixe de anexar os principais conteúdos divulgados no Stories nos destaques do seu perfil. Isto mostra que a sua marca posta com frequência e ainda evita que você responda sempre as mesmas perguntas.

5 – Faça parcerias com influenciadores e microinfluenciadores

Segundo um estudo global divulgado pela Socialbakers, o marketing de influência tem sido a principal estratégia para marcas em todos os setores e regiões e a tendência de conteúdo patrocinado cresceu 133% ao longo do ano passado. Por isso, pode valer à pena fechar parcerias com influenciadores.

Os microinfluenciadores são uma ótima opção para aqueles lojistas que estão começando. Este tipo de influencer pode ter menos seguidores do que os grandes, mas apresentam um ótimo custo benefício, já que são fontes confiáveis de recomendação de seus seguidores. Entretanto, é preciso lembrar que investir nesse tipo de parceria requer cuidado, pois o influenciador deve ser totalmente alinhado ao seu público, para gerar o melhor resultado possível.

6 – Fique de olho em suas métricas

Cada vez que você mostrar a foto de um produto no Stories, não se esqueça de colocar o link e, se for possível, também uma “UTM” (um link personalizado criado em sites como bit.ly ou o do próprio Google)  para medir quantas vendas vieram de lá. Se você ainda não utiliza esses rastreadores, é importantíssimo começar desde já. Por fim, não tenha medo de fazer testes e usar sua criatividade para gerar conteúdo que conquiste seu público. Por exemplo, capriche nas fotos usando cenários diferentes e que valorizem seu produto ou serviço. A melhor maneira de comprovar o sucesso das suas postagens entre os seus seguidores é testando e experimentando novos conteúdos.

Avatar
Luiz Fernando Natal é Head of Marketing BR da Nuvem Shop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1 Commerce
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.