Sua loja está preparada para o smartphone?

Os Micro-momentos móveis e o caminho otimizado em direção ao cliente

Uma pesquisa realizada pela Salesforce, empresa mundial especializada em plataformas CRM, mostra que pela primeira vez as compras de final de ano serão realizadas por smartphones. Cerca de 46% dos usuários irão utilizar os celulares para comprar algum produto, 2% a mais do que os convencionais computadores/notebooks (44%) e tablets (6%). Ainda de acordo com a pesquisa, as plataformas móveis serão responsáveis pelo número recorde de 68% do tráfego de comércio eletrônico neste período, crescimento de 19% ano a ano.

Esse aumento só é possível graças a multiplicação de celulares no país. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil terminou o mês de outubro/18 com mais de 233,3 milhões de celulares ativos. Esses números comprovam que estamos cada vez mais conectados aos smartphones e o quanto isso influencia as vendas online. Grandes empresas já estão atentas no que essa experiência de consumo pode trazer e que a proximidade na palma da mão de seus clientes é importante para uma fidelização.

Acredito que algumas dicas são essenciais para que os lojistas estejam preparados para as compras pelos Smartphones, e como muitos e-commerces ainda não oferecem uma boa experiência aos usuários que acessam suas páginas por meio desses dispositivos móveis, desenvolvi um passo a passo abaixo:

Otimize sua loja virtual

Com as transações via dispositivos móveis ganhando espaço, otimizar sua loja virtual para vender é fundamental. Estabeleça uma estratégia que priorize a experiência do usuário, valorizando um design responsivo e bonito. Para garantir uma boa experiência dos usuários, é necessário aplicar os mesmos recursos nas versões desktop e mobile, para que sua loja tenha a mesma identidade sempre. Um layout mobile bem otimizado garante uma experiência de navegação muito melhor e mais rápida;

Notifique e alerte o seu cliente

Ao transformar sua loja mobile, você não pode deixar de torná-lo verdadeiramente mobile e mais conectado com o cliente. As notificações de push são grandes aliadas para manter a comunicação entre o que é importante ser informado e qual o melhor momento. O envio de SMS é uma possibilidade de engajar e informar na tela do smartphone trazendo novidades ou finalização de transações;

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Mídias sociais e o mobile

Atualmente, o acesso as mídias sociais já são predominantes via mobile, o que torna grande fonte de tráfego para sua loja. Algumas redes sociais permitem links para o seu site, ou permitem a solicitação de download, caso tenha sua loja tenha aplicativo;

Invista em Mobile Commerce

O mobile commerce é um mercado cada vez mais crescente, a melhoria na qualidade de conexão, como o aprimoramento das redes móveis e redes de Wi-Fi disponíveis em diversos lugares, auxilia o crescimento e dá força às compras realizadas por smartphones. Algumas empresas já reconhecem o resultado desse tipo de investimento e aproveita para criar promoções exclusivas para clientes mobiles;

Ferramentas para o m-commerce

Existem algumas ferramentas que tornam o m-commerce mais eficiente e ajudam a potencializar sua estratégia mobile como: Google Ads, Facebook Ads, Ad Builder e Admob. Alguns desses segmentos já tem 80% de uso no mobile.

Para finalizar, é muito importante que o lojista abra os olhos para o mobile commerce, pois é uma forma de venda que está em constante crescimento no país. Invista em ferramentas que levem seu produto ainda mais longe, ou melhor, bem na palma da mão do seu cliente.

Alfredo Soares
Alfredo Soares, Co-Head Global SMB da VTEX. É fundador da Xtech Commerce, plataforma que em três anos criou mais de 40 mil lojas virtuais e transacionou mais de 500 milhões de reais. Soares é empreendedor bootstrap, palestrante, investidor anjo e fundador e investidor da Socialrocket. Um dos empreendedores promessa endeavor 2016, eleito profissional de tecnologia pelo Fórum E-commerce Brasil 2017 e reconhecido como um dos empreendedores do ano no startup awards.
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