Tenha um vendedor em sua loja virtual

| 20/04/2017 - 11:57 AM | Comentários (0)

É natural as diferenças em comprar em lojas físicas das lojas virtuais, cada um dos cenários possuem vantagens e desvantagens.

Por exemplo, em uma loja física, podemos tocar no produto, podemos provar, questionar o vendedor sobre outras opções etc. por outro lado, temos que nos deslocar até o local, às vezes, encarar filas de estacionamento ou aquela multidão dos shoppings.

Na web, a comodidade é muito grande, acessamos uma loja virtual com apenas alguns cliques, facilmente escolhemos o que queremos, podemos comparar preços com outras lojas e assim por diante. Porém, não conseguimos tocar o produto, ter certeza da qualidade (quando desconhecemos a marca) e as vezes, sentimos falta de ter alguém (um vendedor) para fazer perguntas, solicitar orientação sobre produtos similares etc.

Se observar este último exemplo, hoje em dia, é possível ter um vendedor virtual auxiliando os clientes durante o processo de compra.

Vamos ilustrar como isso funciona fazendo um paralelo entre lojas físicas e virtuais.

Loja Física:

Imagine uma cena comum em nosso cotidiano processo de compras em lojas tradicionais físicas.

Ao entrarmos em uma loja, somos recepcionados pelo vendedor que nos pergunta “Posso ajudar em algo?” ou “O que está procurando?”.

Após você informar o que procura, o vendedor te leva ao produto com as características informadas.

Se o vendedor for bom, é comum ele sugerir produtos similares ou complementares, fazendo assim a famosa venda “cross selling”, por exemplo.

Na internet:

A tecnologia de recomendação de produtos trabalha de forma semelhante, porém, menos incisiva que o vendedor.

Ao invés de questionar o que o cliente procura, o sistema de recomendação analisa quais produtos o cliente está procurando no campo de “busca”, qual está clicando para ver detalhes, qual produto é adicionado ao carrinho de compras, entre outros comportamentos. Ou seja, fica de olho em tudo que o cliente faz na loja virtual.

Depois de coletar um conjunto comportamental, o sistema de recomendação utiliza a base de dados histórica para encontrar perfil comportamental semelhante e sugerir o que este perfil histórico comprou, olhou etc. para sugerir produtos similares ou complementares.

As recomendações são através de vitrines como por exemplo:

“É do seu gosto, então veja estes produtos similares”

Ou então, vitrines que mostram na loja virtual, os produtos que os outros clientes estão vendo agora:

Entre várias outras vitrines de recomendações.

Isso melhora a experiência de compra do cliente, pois além de mostrar produtos adequados ao perfil do cliente, evita que sejam apresentados outros produtos fora de contexto.

Em média, 30% é o aumento nas vendas da loja virtual quando se utiliza um “vendedor” virtual ou também conhecido como Sistema de Recomendação.

A Amazon.com é referência nesta estratégia de bom atendimento aos seus clientes utilizando sistema de recomendação conforme depoimento de Jeff Bezos, CEO da Amazon “Por anos, mais de 35% das vendas são resultados do sistema de recomendação”.

Faça com que sua loja virtual também tenha um vendedor especialista em seus produtos e seus clientes.

Tags: , , , ,

Categoria: Dicas

Rodrigo Schiavini

Sobre Rodrigo Schiavini: Fundador e CEO da SmartHint. Também foi o fundador da FBITS, adquirida pelo grupo Locaweb em set/2016. É graduado em Análise de Sistemas pela PUC-PR e possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
World Pay
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.