Transformando tendências de Marketing Digital em táticas eficientes para seu negócio

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Em um mercado com milhões de marcas, seu negócio está acompanhando as tendências de marketing para criar uma estratégia alinhada com as exigências atuais?

Estamos na metade de 2017, o marketing digital está mais complexo do que nunca, e para vencer este desafio, as empresas precisam adotar táticas eficientes para se ajustar às mudanças desse cenário.

O poder das redes sociais já deixou de ser uma tendência e se tornou um fato: o número de usuários deve chegar a quase 3 bilhões até 2020. Além do grande número de adeptos a esse canal de comunicação, a expansão das redes sociais continua e pode ser ilustrada pelo lançamento de ferramentas de livestreaming (transmissão ao vivo pela internet), com as quais os consumidores estão cada vez mais engajados em criar e consumir conteúdos de vídeo em tempo real, mostrando a autenticidade do ao vivo (sem filtros e edições).

O empoderamento do consumidor no universo digital ofereceu uma nova oportunidade de interação com as marcas. Essas novas formas de relacionamento, imediatas, são contatos importantes para garantir envolvimento e experimentação de produtos e serviços. Além disso, seja o conteúdo positivo ou negativo, ele está sempre propenso a se tornar viral.

Outra tendência importante em 2017, é o marketing de influenciadores. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Linqia, 94% dos profissionais de marketing que focaram em campanhas com influenciadores, colheram bons resultados.

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Para entender melhor o marketing de influência, podemos dividir os influenciadores da seguinte maneira:

  • Imprensa e Celebridades: apresentam grande número de seguidores, no entanto, a popularidade nem sempre significa poder de influência.
  • Influenciadores/ micro-influenciadores: atualmente o grupo com grande poder de influência (muitas vezes são especialistas em alguma área). Apresentam muitas vezes um número menor de seguidores, mas a qualidade é melhor (impacto e relevância).
  • Embaixadores da marca: são os super fãs da sua marca, clientes leais e que mantem um relacionamento com a empresa. Apesar de apresentarem uma rede de contatos pequena, o vínculo com os participantes desse grupo é muito forte – composto normalmente pela família e amigos.
  • Fãs das redes sociais: neste grupo estão as pessoas interessadas em mais informações sobre a sua empresa, incluindo ofertas e promoções. Engajam pontualmente com seus posts e compartilhamentos.

Somando essas duas tendência em uma fórmula única, o resultado é simples: conteúdo gerado por usuário (user generated content). As pequenas histórias da vida real de clientes que tiveram uma experiência com a marca, que retratam de forma autêntica a realidade, são conteúdos que geram mais confiança e impactam acertivamente seu público alvo.

Através de campanhas envolventes ou ações pontuais, reagir e interagir com seus clientes e micro-influenciadores podem ser táticas relevantes dentro do marketing digital para que seu negócio acompanhe as mudanças do atual cenário brasileiro.

Quer 4 motivos para investir nessa tática?

  1. Influenciadores impactam o processo de decisão de compra: Estudo da McKinsey, aponta que de 20% a 50% das decisões de compra consideram a opinião de influenciadores.
  2. Consumidores confiam nos influenciadores: O marketing boca-a-boca gera duas vezes mais vendas do que publicidade paga. (McKinsey)
  3. Influenciadores produzem conteúdo relevante sobre a sua marca: Além de criarem conteúdos ricos sobre a sua marca, eles ainda publicam em diferentes plataformas ampliando seus alcance.
  4. Marketing de influência já apresenta ROI: De acordo com um estudo da Deloitte, há um aumento de 37% na taxa de retenção quando um cliente é recomendado por outro cliente.

Assim, as interações nesses canais devem ser prioridade das empresas. Responder diretamente às demandas e reagir as reações dos clientes podem significar grande diferencial em vendas e sucesso do negócio.

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Barbara Bayer
Barbara Bayer é Gerente de Marketing da TrustedCompany.com no Brasil.
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