Vantagens de fazer a manutenção do seu E-Commerce fora de casa

Nos canais digitais do comércio eletrônico não existe regras e padrões a serem seguidos. Ferramentas, funcionalidades e estratégias que funcionam e convertem em um setor de negócio ou em alguma loja específica podem não ser necessariamente as melhores opções para o seu e-commerce. É preciso fazer adaptações e aprimoramentos baseadas naquilo que seus e-consumidores procuram e necessitam.

Mas como saber isso? Através de análises de dados de comportamento na navegação e compra, que podem ser extraídos de ferramentas como o Google Analytics, ferramentas de heatmap e testes AB, dados de pedidos efetuados da própria plataforma e, é claro, das opiniões dos clientes, extraídas no dia a dia através do relacionamento.

Além disso, é preciso acompanhar tendências de negócio, inovar e desenvolver funções já ativas. A internet é um meio em grande expansão e sempre há novas plataformas e tecnologias sendo disponibilizadas para uso, mas é preciso ter um bom conhecimento específico no mercado digital e do negócio para assegurar a qualidade do que é feito e, para isso, retornamos mais uma vez às análises de dados.

Ter e manter um e-commerce, portanto, requer cuidados de manutenção constantes e inacabáveis. A participação de profissionais especializados em análises de métricas e planejamento de estratégias se torna essencial no dia a dia de quem visa a sobrevivência em um mercado tão disputado e dinâmico. O desafio é grande mas cada aprimoramento é uma nova oportunidade de satisfação do cliente, crescimento do negócio e aprendizado do mercado.

Portanto, realizar manutenções adaptativas, identificar necessidade de mudanças, garantir a funcionalidade e aumento da performance, registrar e avaliar erros e bugs, criação de banners promocionais, criação de campanhas sazonais, planejamento de mídia, dentre vários outros serviços digitais, são funções da chamado Fee Mensal para a Manutenção do E-commerce. Esse trabalho em geral é extenso para as equipes de Marketing e/ou TI existentes nas empresas. Uma solução crescente no mercado tem sido a terceirização com agências especialistas. A agência seleciona e aloca profissionais de tecnologia, marketing, planejamento, mídia, Diretor de Arte, Redator, BI, estes treinados para trabalhar de forma presencial ou remota, suprindo um gap em uma tarefa estratégica.

Algumas vantagens dessa terceirização:

1 – SIMPLIFICAR A GESTÃO

Em vez de trabalhar com diversos colaboradores, o gestor da empresa precisará se preocupar em gerir um ou poucos fornecedores, com garantia de entrega do SLA contratado. Serviços de help desk, canal de reclamações e profissionais voltados exclusivamente para resolução de problemas, fazem da terceirização uma opção de baixo custo e de fácil adaptação às demandas que surgirem.

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2 – MANTER A INDEPENDÊNCIA DE COLABORADORES ESPECIALISTAS

Quem nunca perdeu aquele colaborador que sabia tudo sobre os processos e os sistemas, com uma documentação nem sempre atualizada? Além de acabar com a necessidade de treinar um novo colaborador para a função, fazer manutenção evolutiva das aplicações da sua empresa com uma equipe externa de sustentação fará com que você não perca tempo nem a memória dos projetos em andamento.  O profissional já chega à empresa qualificado, pronto para produzir e com foco total em seu projeto.

3 – TER ACESSO À UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE ESPECIALISTAS A UM CUSTO ACESSÍVEL

Você não precisa se preocupar em manter dentro de casa diversos níveis de especialistas para manter as demandas de manutenção do seu e-commerce. Ao optar por levar esse trabalho para fora de casa você contará com profissionais gabaritados nas diversas plataformas e tecnologias digitais. Esse especialista executarão tarefas necessárias para o trabalho de melhoria contínua no desenvolvimento das suas aplicações. Eles atuam em diversas áreas, como desenvolvimento, webdesign, infraestrutura, banco de dados, BI, mídia, planejamento e gestão de projetos.

4 – TRABALHAR COM AS MELHORES PRÁTICAS DE CONTROLES E PROCESSOS

Manter colaboradores internos atualizados em relação às melhores práticas do mercado na área de e-commerce e negócio digital não faz parte do seu negócio, correto? Mas o fato é que, se você tem um colaborador responsável pelo seu e-commerce ou uma equipe, ele precisa estar em consonância com o mercado e isso custa caro. Ao levar a manutenção do seu e-commerce para fora da sua empresa, você tem contato com as mais modernas metodologias de gestão e desenvolvimento, como scrum, kanban e itil, contando ainda com livre acesso às ferramentas de controle e monitoramento disponibilizadas pela agência.

5 – TER VISIBILIDADE DO TRABALHO REALIZADO COM DASHBOARDS E RELATÓRIOS

Ao manter uma equipe interna de colaboradores numa atividade que não é o seu core business, a produtividade do departamento é comprometida por não ser possível garantir que o trabalho está sendo realizado da forma mais eficiente possível. Seja para monitorar os itens de SLA contratado ou acompanhar os indicadores de sucesso (KPIs) e o processo de alocação de custos e recursos em tempo real, terceirizar a manutenção do seu e-commerce é a melhor forma de otimizar o orçamento de marketing, tecnologia e de negócio.

Marco Aurélio de Paula

Bacharel em Engenharia pela UNIP, Pós-Graduado pela FAAP em Master da Informação Digital e do Conhecimento e Mestrado do mesmo curso pela Université Paul Valévy em Montpellier lll. CEO do ELOCC CREATIVE AGENCY e Executivo de Vendas e Marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços em empresas como: Walmart, P&G, Unilever, 3M, Boticário, Electrolux, PayPal, Dufry, dentre outras contas. Indicado e finalista pelo terceiro ano consecutivo de prêmios como: Awards e-Show 2014 em Conteúdo Digital, ABCOMM em 2015 Profissional de Destaque Inovação Digital e Digitalks 2015 como melhor profissional de Content Marketing.

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