Nota dez para o seu artigo ele esta ótimo, na minha visão de estudioso do marketing digital, claro que isso vai depender de muitas variantes, mais quando o objetivo é levar pessoas do buscador, para um site onde quase todo o conteúdo voltado para as vendas, é melhor apostar no adwords do que em SEO, por que quando o site é focado principalmente nas vendas, muitas vezes é quase impossível fazer este site ficar bem posicionado de forma orgânica no Google.
Um abraço
]]>Mas friso que o que trará maior potencial de vendas é a combinação de ambas as mídias.
O importante é estudar o segmento, palavra que não vi ser mencionada por nenhum dos senhores.
O segmento irá dizer qual mídia será melhor.
Quanto ao Google estar cada vez mais criterioso, isto se chama, corporativismo….isto se chama, Bolsa de valores.
Mas creio que tendo domínio e entendimento do segmento, a mídia poderá ser bem direcionada e poderá sim, ser gerenciada pela equipe de e-commerce local. Claro que uma agência especializada é um plus interessante, mas se tiver esta peça dominante das mídias in company, menos custo.
Quanto a eletrônicos, o ROI para esta mídia é “Batata”, quero dizer, retorno garantido, quanto mais se gastar, mais venda trará.
Abs
]]>Acredito que focar em tráfego (em cliques) não é a melhor estratégia, pois a tendência é que você tenha tráfego, mas que não necessariamente represente em vendas … entende ? Você pode ter um alto volume de cliques, com baixa conversão(vendas), portanto um baixo ROI. Terá um investimento em publicidade caro que não tras resultados que comportem a operação retornando em prejuízo. Isso é muito comum em campanhas de Adwords feita por iniciantes, principalmente no Ecommerce.
O Ecommerce objetiva vendas, portanto o foco deve ser em Conversões, ou seja pedidos na loja(vendas).
Imagine a situação de venda de Eletrônicos, em que o Markup é baixo, por exemplo 25%.
O produto é comprado a R$ 100,00 e vendido a R$ 125,00.
Se você não tiver uma campanha de Adwords muito bem otimizada, ou seja focada em conversões (vendas no ecommerce), a chance de ter prejuízo é enorme.
Espero ter esclarecido meu ponto de vista.
André Santos
http://www.vendermaisonline.com.br
Com todo respeito, discordo do item 3 como “Prós – Links Patrocinados” que diz que permite que a própria empresa gerencie as campanhas de Links Patrocinados.
Temos observado uma concorrência cada vez maior dentro do Google Adwords, e também o aumento significativo do custo das palavras-chave. Portanto a própria empresa gerenciar uma campanha de Adwords, é um risco em se tratando de E-commerce, pois tendem a fazer campanhas focadas em tráfego, e não em conversões, obtendo resultados inexpressivos com alto custo de conversão.
O ideal é que uma agência capacitada em Adwords gerencie a campanha.
E outro detalhe, é que o Google vem a cada dia, como você mesmo disse “se tornando mais rigoroso” em relação as buscas orgânicas, e recentemente vem suprimindo informações, não mostrando as palavras chave, e colocando a expressão “not provided” no lugar, isso dificulta as ações de 100% baseadas em SEO, o que nos remete a ter em paralelo uma campanha de Links Patrocinados para que se tenha acesso as informações suprimidas (cruzando dados).
Concordo plenamente que é importante utilizar os 2 em conjunto: SEO e Links Patrocinados.
Espero ter contribuído,
André Santos
Consultor em Ecommerce
http://www.vendermaisonline.com.br