7 mudanças simples que farão sua loja vender mais em 2018

  1. Adote um processo de checkout simplificado

Transforme o formulário de cadastro o mais curto e objetivo possível, solicitando apenas as informações essenciais para a emissão de nota fiscal e envio do pedido. Elimine rotas de fuga da página, tirando os menus e outros elementos que possam distrair o usuário da conclusão da compra. Mostre em uma única tela todas as etapas que o cliente precisará passar para finalizar o processo.

  1. Convide o cliente a avaliar sua compra

Adicione nas páginas dos produtos as avaliações de compradores. Sempre que um pedido for entregue, já convide o cliente a avaliar a sua experiência de compra, o que envolve sua satisfação com o produto, atendimento e entrega da loja. Essa atitude demonstra que sua empresa é série e se preocupa com a satisfação de seus clientes. Os comentários dos compradores também ajudarão o SEO do site e servirão de incentivo para os próximos visitantes, pois atestará confiabilidade. A Moovin possui o recurso de avaliações em sua própria plataforma, mas há também empresas especializadas no mercado.

  1. Crie um blog vinculado à loja virtual

Criar e atualizar um blog frequentemente, com conteúdo relevante, de acordo com o seu negócio e de interesse do público, irá demonstrar que sua empresa é especializada no segmento, agregará valor a sua marca e contribuirá muito para o SEO. Através do blog você consegue falar sobre seus produtos de uma forma muito mais informativa, responder a dúvidas comuns de seus clientes, dar dicas de uso, indicar qual o produto ideal para cada situação, etc. Depende de qual o seu nicho, mas asseguro que todo negócio tem espaço para criar bom conteúdo e ter bons resultados.

  1. Mantenha ativos os produtos sem estoque

Configure em sua plataforma para que assim que um produto se esgotar, seja indicado a sua indisponibilidade (com alteração da coloração da imagem ou uma tag informativa) e o botão de “comprar” seja substituído pelo “avise-me quando chegar”. Mantendo a página destes produtos ativas permitirá que sua loja continue sendo encontrada no Google nas pesquisas referentes, além de permitir que as pessoas demonstram interesse pelo item para que você possa avaliar sua reposição.

  1. Implemente uma “central de trocas”
Smarthint
olist

Pare de tentar dificultar o processo de troca e devolução na loja virtual. Pode até ser que você desencoraje alguns clientes a correrem atrás do procedimento, mas você realmente acha que isso é positivo? Pense bem, será que se esse cliente tiver facilidade em solicitar uma troca ou devolução na loja do concorrente, ele voltará a optar por sua loja? Disponibilize a central de trocas dentro de seu site, em que o cliente consiga acessá-lo com o login e realizar a solicitação descomplicadamente.

  1. Aprimore seus filtros de busca

Talvez o principal ponto-chave para a conversão seja a usabilidade, que por sua vez, tem os filtros de busca como obrigatoriedade. É fundamental que o usuário possa refinar ao máximo as suas pesquisas de forma usual, selecionando as características que desejar encontrar em seu produto. Para criar os seus filtros, considere todos os aspectos que podem ser importantes para o cliente na hora de pesquisar, tanto no Google, como dentro do próprio site.

  1. Aplique templates temáticos em suas campanhas

Quando for realizar uma campanha promocional em 2018, mude o visual de seu site. Isso não significa alterar apenas os banners, estou falando de aplicar de fato um novo template. Essa mudança chama a atenção do cliente para que uma ação diferenciada está acontecendo, demonstrando ser uma campanha única e imperdível. Você pode eleger produtos com um preço especial por tempo limitado e adicionar cronômetros regressivos, e outros elementos que chamem a atenção para a campanha. Não faça isso somente na Black Friday, há muitas outras datas no calendário para você explorar e ter ótimos resultados.

Conclusão

O segredo é sempre entregar uma experiência completa para o cliente, desde o seu primeiro contato com a loja virtual (usabilidade de navegação para encontrar um produto e finalizar a compra), prestar um bom atendimento e se preocupar também com o pós-venda. Em 2018, aproxime-se de seu público, torne seus processos mais simples, facilite a vida do cliente.

Anderson Herzer é fundador e sócio da Moovin, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de plataforma e-commerce. Profissional especialista em usabilidade, marketing digital e gestão de e-commerce.
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5 COMENTÁRIOS

  1. Vocês possuem alguma sugestão de ferramenta, que permita que o nosso site crie tickets de devolução ou realize esse tal “processo de troca descomplicado” ?

  2. Sabem indicar alguma ferramenta que permita esse processo de “troca descomplicada” aplicado diretamente ao site?

  3. Olá Jéssica, obrigado por ler nosso artigo!

    Algumas plataformas de e-commerce já possuem essa função, como a Moovin. Como ferramenta à parte, acredito que ainda não exista, pois exigiria uma integração um pouco mais complexa.
    A nossa solução permite que a loja defina qual o período em que a troca fique habilitada para o cliente, por exemplo, 7 dias após a entrega do pedido (já que existe a lei dos 7 dias de arrependimento). Algumas lojas preferem estender esse prazo, o que se torna um diferencial, por isso é interessante permitir que o varejista configure o seu próprio período.

    Assim, basta o cliente acesse “minha conta” > “central de trocas” em seu site, onde constam todos os pedidos que possuem a troca/devolução disponível. Ao selecionar o pedido, todos os itens do mesmo são exibidos , permitindo que o usuário escolha qual deseja trocar e informe o motivo, que você mesma pode cadastrar já na plataforma (“produto com defeito”, “não gostei”, “ficou pequeno”, etc.).
    Permitimos também que o cliente anexe uma foto do produto, caso o motivo seja de defeito aparente, ou envio de uma cor errada, por exemplo, permitindo que sua loja agilize a comunicação com o cliente.

    Por outro lado, justamente por facilitar o procedimento, essa função pode aumentar o volume de trocas. Algumas lojas mesmo com o recurso disponível em nossa plataforma, optam por não utilizá-la, pois preferem tentar resolver o problema de outra forma. Como oferecer um desconto em bônus para o cliente, dando a ele 30% do valor do pedido em créditos, pois pode sair mais barato do que fazer a coleta e reenviar o produto. Essa decisão depende muito de qual o seu tipo de produto, tamanho da equipe de atendimento e outros fatores.

    Independentemente, tenha no seu rodapé um link visível para suas políticas de trocas e devoluções, onde devem constar todas as informações para orientar o cliente.

    Espero ter te ajudado! Estamos à disposição!

    Abraço

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