Centro de Distribuição 3.0: Aumentando o desempenho nas épocas de pico

A cultura digital de hoje colocou uma grande pressão sobre os centros de distribuição (CD) e armazéns, forçando-os a aumentar drasticamente seu ritmo de entrega para atender às crescentes expectativas dos consumidores. Esta transformação da indústria impulsionada pelo comércio eletrônico, funcionando 24h por dia/7 dias por semana,  está causando maiores picos de demanda que demandam equipamentos e pessoas como nunca antes. O impacto desses picos pode ter um efeito dominó no supply chain – envolvendo os CDs, fornecedores, fabricantes e todos no meio.

Com essas mudanças, muitos estão perguntando – como conseguimos manter o desempenho durante os períodos de pico?

Para projetar uma abordagem ágil aos negócios que possa responder estrategicamente às épocas de pico previsíveis e imprevisíveis de demanda, é aconselhável considerar recursos humanos e sistemas juntos como recursos complementares que podem superar seus desafios operacionais. A Manhattan Associates oferece os sistemas e softwares para facilitar e tornar esses processos mais eficientes.

Pessoas, Produtividade e Picos operacionais

Em paralelo ao digital, a força de trabalho em evolução também está gerando mudanças. O instituto de pesquisa Pew Research relata que os millennials são atualmente a maior geração na força de trabalho dos EUA. Em 2020, espera-se que representem mais da metade da força de trabalho global. Isso significa que os millennials provavelmente serão trazidos para o CD como ajuda temporária durante as épocas de pico porque, de acordo com pesquisas da Duke University, eles são experientes em tecnologia e menos custosos para contratar.

Inevitáveis picos de demanda e a força de trabalho em evolução aumentam as apostas para fazer novas contratações em ajuda produtiva temporária. A chave para otimizar os picos operacionais hoje é priorizar e não marginalizar esses trabalhadores.

Primeiro, concentre-se na criação de uma experiência envolvente para os funcionários ao equipar os trabalhadores com dispositivos com os quais eles sejam mais familiarizados, por exemplo, com um dispositivo semelhante a um smartphone que proporcione uma experiência baseada nos aplicativos usados regularmente para reduzir a quantidade de tempo de atualização. Isto ajuda o funcionário a se tornar adepto ao uso da tecnologia em horas, e não semanas.

Além disso, o uso de pistas visuais e imagens de objetos permite que os funcionários trabalhem mais rápido e com mais precisão com base no que eles estão vendo,  verificando se o item selecionado corresponde à imagem na tela do dispositivo. É vantajoso tanto para o funcionário, que está preparado para o sucesso, quanto para o empregador, que criou um trabalhador mais produtivo.

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De acordo com uma pesquisa da Gallup, os millennials querem um feedback frequente e contínuo sobre seu desempenho do trabalho. Outra maneira de reduzir a lacuna de engajamento é equipar os gerentes com tecnologia móvel nos CDs para ajudá-los a fornecer feedback no momento certo. Esta estratégia simples pode distinguir as empresas de hoje da concorrência.

Estratégia de sistemas para capacidade de resposta aos picos

Além de preparar grandes pedidos para lojas e clientes de atacado, o CD também deve ser capaz de responder de forma dinâmica a demandas de entrega únicas, além de gerenciar recursos e equipamentos para atender todos os pedidos.

A solução order streaming, da Manhattan Associates, é a melhor abordagem para maximizar a utilização do equipamento e a produtividade devido à sua capacidade de ajustar dinamicamente as prioridades de pico e ajudar a manter os recursos de mão-de-obra e os equipamentos de classificação funcionando em um ritmo regular, reduzindo assim períodos de inatividade no trabalho e processos de classificação.

A principal força da entrega baseada em ondas é a eficiência da taxa de transferência de lotes – a capacidade de agregar demanda, ou mais produtos em uma entrega, traz vantagens de desempenho significativas. No entanto, em ambientes direcionados ao consumidor, order streaming é eficaz para alavancar esses pontos fortes, ao mesmo tempo em que oferece eficiência para responder às prioridades dos pedidos em constante mudança atualmente, como quantidades imprevisíveis de itens para ser entregues no dia seguinte ou até no mesmo dia.

É essa capacidade única do order streaming – de garantir que os pedidos sejam entregues na sequência certa com base nessas prioridades e com a possibilidade de mudanças de alocação de última hora – que garante que o item mais novo saia a tempo e de forma prioritária. Esta funcionalidade desempenha um papel crítico na concepção de um CD para otimizar o desempenho máximo durante períodos de muitos pedidos.

Order streaming fornece uma visão holística de todas as funções de inventário, envio e entrega agrupadas em um único sistema de controle, oferecendo uma melhor abordagem que equilibra a seleção e o reabastecimento para otimizar o fluxo em todos os estágios. Quando implementada como outra opção de entrega dentro de um Sistema de Gerenciamento de Estoque existente, o order streaming não requer treinamento de usuários em várias tecnologias ou manutenção de vários conjuntos de configuração ou pontos de integração, eliminando os obstáculos para a obtenção rápida de desempenho.

Os atuais líderes de supply chain precisam ser adeptos tanto das pessoas quanto da tecnologia. No CD 3.0, a tecnologia levará funcionários temporários e de longo prazo a novos níveis de produtividade, e quanto mais eficiente e simples de usar e entender, melhor. Fazer uma pequena mudança hoje para colocar os processos no lugar que geram eficiência e rentabilidade pode trazer benefícios no futuro e garantirão que você esteja pronto para alcançar um desempenho brilhante.

Adam Kline é Diretor de Produto do Manhatta Associates.
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