Como a inteligência artificial melhora as vendas da loja virtual

Está cada vez mais comum a inteligência artificial permear os mais diversos serviços prestados à sociedade.

Não é diferente no comércio eletrônico.

Imagine um robô que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana nos 365 dias do ano, procurando atender todos os clientes da loja virtual como se fossem únicos, levando até eles os melhores produtos conforme o perfil de compra.

Isso já é realidade hoje!

Alguns sistemas de recomendação inteligente, como é o caso da SmartHint, já trabalham com a tecnologia de machine learning (uma das áreas da inteligência artificial) para que, através do reconhecimento de padrões de consumo, a loja virtual que utiliza a tecnologia, possa trazer à luz os produtos que muitas vezes ficam “escondidos”  do seu potencial comprador.

Esta inovação funciona através da coleta de vários pontos de informação da loja virtual, a maioria vindas do comportamento do consumidor dentro da loja.

Destacam-se informações como produtos clicados, buscas (e seus resultados), navegações em categorias, seleção de produtos dentro do carrinho de compras, compras realizadas, classificação dos produtos da loja, quantidade de estoque, variações de preços etc.

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Muitos dados que são convertidos em informação com grande valor para que o robô inteligente tome a melhor decisão do que apresentar ao potencial consumidor.

O resultado é expressivo e bem visível.

Taxa de conversão de 6 vezes dos habituais do varejo online são facilmente reconhecidas por quem já está utilizando a tecnologia.

Novos tempos, novas tecnologias para auxiliar os varejistas a ter resultados melhores e sustentáveis a longo prazo.

Outros benefícios visíveis de tecnologias como esta são a capacidade que a loja virtual tem de se adaptar aos diversos perfis de consumo e de manter a aparência da loja virtual sempre ativa (viva), pois as vitrines de produto são sempre atualizadas sem intervenção manual, reduzindo também a dedicação das pessoas para manter a loja com vitrines “atualizadas”.

Outra particularidade é que quanto mais dados o robô coleta, mais inteligente vai ficando. Com o passar do tempo, a assertividade só aumenta.

É lojista e ainda não utiliza tecnologia de ponta? Está na hora de entrar na nova era!

Rodrigo Schiavini

Fundador e CEO da SmartHint. Também foi o fundador da FBITS, adquirida pelo grupo Locaweb em set/2016. É graduado em Análise de Sistemas pela PUC-PR e possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.

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