Por que as PMEs estão apostando na venda de conteúdo em vídeo para ganhar o mercado digital?

Todos os dias, vemos nos noticiários alguma matéria falando sobre o crescimento do mercado de OTT (Over the Top). A popularização desse serviço, que nada mais é do que entrega de conteúdo audiovisual e também de outras mídias pela internet, se dá devido a mudança nos hábitos de consumo das pessoas, que têm buscado muito mais conteúdo em vídeo na internet do que nos canais de TV, por exemplo.

Além de oferecer inúmeros benefícios, como a facilidade de acesso, autonomia que o telespectador tem de parar para assistir somente o que deseja, consumo de conteúdo em múltiplas telas e preço mais acessível, algumas empresas já notaram que se não mudarem suas estratégias e desbravarem o mercado de OTT, irão perder espaço no mercado.

Com a popularização da internet e mais pessoas disputando uma fatia do mercado, a briga passou a contar com alguns elementos extras. Publicidade e marketing digital estão cada vez mais presentes no dia a dia desses empreendedores e criar estratégias interessantes corrobora para o aumento das vendas. Claro que aqueles que oferecem serviços customizados sairão na frente de seus concorrentes – esse é um ponto que se tornou um grande diferencial. Moral da história, vende mais quem oferece algo de diferente e proporciona uma melhor experiência.

Rakuten Expo 2017 – Inside
Loja Integrada – Inside
Inside Banner Mandaê

Um bom exemplo disso é crescimento do consumo de conteúdo on demand. Como exercício, faremos uma viagem no tempo. Há alguns anos, a TV tinha uma grade fixa e todos assistiam um determinado programa. No caso da TV aberta, a variedade era mínima e ainda assim era necessário assistir as inúmeras propagandas. A chegada da TV paga proporcionou uma quantidade enorme de conteúdo personalizado, possibilitando que os espectadores possam usufruir de canais destinados a esportes, culinária, filmes, documentários, entre outros.

Com o passar dos anos e com o surgimento de novas tecnologias, houve uma evolução natural do segmento. Não acho que a TV irá sumir, mas se não se reinventar, há grandes chances de perder boa parte do mercado para o streaming. Digo isso por que o acesso ao conteúdo por meio dos vídeos on demand se tornou mais fácil e barato. As pessoas escolhem esses serviços por oferecerem uma facilidade na hora de assistir aquilo que realmente interessa, no horário e local de preferência e livre de propagandas.

Essa mobilização no ambiente digital fez com que pequenas e médias empresas também apostassem na venda de conteúdo pela internet. Essa estratégia pode ser muito rica, desde que o empreendedor saiba utilizar as ferramentas corretas e ofereça conteúdo de qualidade para seus clientes. Em outras palavras, se seu negócio é uma vinícola, além de oferecer bons produtos, você também pode captar novos adeptos por meio de conteúdos que ensinam a fazer uma harmonização de vinhos, por exemplo, e por aí vai. O mercado é vasto e há uma demanda enorme de pessoas em busca do consumo de conteúdo específico.

Para finalizar, acredito que investir em um nicho de mercado pode ser o chamariz para quem quer empreender e se tornar referência em algo. Por isso, deixo aqui uma dica importante – crie valor para seu produto ou serviço e ofereça algo que ninguém mais oferece. O caminho não será fácil, mas tenho certeza que você colherá bons frutos no futuro.

Gustavo Caetano
Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Através da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.
  • Todos Fornecedores
  • Consultoria
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
Softvar
SoS Loja Virtual
World Pay
Tray
Socialrocket
Qwintry
Mandaê
E-completo
Braspag
Precode
Adena
Loja Integrada
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here