O que é mídia de performance?

Consiste nas mídias pagas com um propósito de alcançar uma meta específica, como conhecimento de marca, geração de leads ou aumento das vendas, por exemplo. Diferentemente dos canais offline, o uso de mídia de performance permite o monitoramento de todas as etapas da jornada do cliente e uma mensuração precisa dos resultados obtidos.

Empreendedores que desejam utilizar uma estratégia de performance, devem segmentar a campanha quanto ao mercado de atuação, público-alvo e as metas buscadas. Assim, é possível identificar as ações que devem ser realizadas com o investimento e também quais KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Performance) serão definidos para acompanhar a evolução das operações, bem como manter o foco na concretização dos objetivos.

Os canais de aquisição comumente utilizados em ações de mídia de performance são o Google Adwords (Resultados de Busca, Rede de Display, Remarketing) e Social Ads (Posts Patrocinados no Facebook). No entanto, dependendo das metas almejadas, existem diferentes recursos digitais que podem ser explorados, como Rede de Afiliados, que viabiliza a utilização de banners em websites pagando conforme o desempenho do anúncio.

Nas avaliações de performance é necessário analisar tanto dados pré-clique (impressões, conteúdos mais visualizados, frequência de acesso) quanto pós-clique (downloads, taxa de conversão, ticket médio). A contraposição destes indicadores possibilita ao analista, mensurar o desempenho das ações e gerar insights sobre novos caminhos para investimento de verba.

Duas métricas fundamentais para avaliar a conversão em vendas com estratégias de performance são o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e o ROI (Retorno sobre Investimento). Tanto a comparação do CAC com o ticket médio da empresa quanto o ROI, evidenciam se relação entre a quantia de dinheiro faturada com uma campanha e o valor utilizado em sua idealização é rentável ou não para o negócio. No entanto, o uso de mídia de performance garante o acompanhamento em tempo real do ROI, permitindo que correções de investimento sejam realizadas quando necessárias.

Outro aspecto relevante é identificar quais são os canais de conversão mais fortes em uma campanha de performance. Desse modo, é possível compreender a atribuição de cada um dos canais empregados e garantir que a aplicação de recursos para comunicação sejam utilizados de maneira assertiva e inteligente.

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