O que é Mídia Programática?

Se trata de uma maneira programada para a compra e venda de espaços de mídia através de ferramentas digitais. Este processo automatiza a negociação entre empresas e publishers, sites que comercializam estes espaços, eliminando alguns procedimentos manuais do método de aquisição tradicional.

O anunciante publica em uma DSP ou Demand Side Platform a sua estratégia programática, segmentando o público-alvo, as peças que deseja veicular, o valor que está disposto a pagar pelos espaços e o sistema, por sua vez, se encarrega de administrar a campanha online.

Boa parte das negociações em mídia programática é mediada por uma Ad Exchange, que atua como gestora dos espaços de mídia disponibilizados por publishers. Basicamente, quando o usuário acessa um website conectado a uma ad exchange, a plataforma convida as DSPs interessadas no target a participarem de um leilão em tempo real pelo espaço de mídia, que será adquirido pelo anunciante que oferecer o maior lance. Este processo ocorre durante o carregamento da página e leva aproximadamente 150 milésimos de segundo para ser concluído.

Em mídia programática é possível cruzar múltiplos dados, como gênero, idade, perfil de navegação e intenção de compra, chegando a uma segmentação bastante específica. Este modelo de negociação permite ao anunciante controlar o alcance dos anúncios, bem como mensurar os resultados e o retorno obtido do investimento.

Além disso, ela propicia um aproveitamento mais eficiente da verba de mídia, garantindo que uma empresa compre apenas as impressões que realmente interessam e evitando a dispersão de anúncios em sites aleatórios.