A cada 20 segundos, Simpress realiza entrega de peça, suprimento ou presta assistência técnica pelo Brasil

Com 18 anos de trajetória, a Simpress, provedora de soluções, tem mais de 150 mil equipamentos instalados em todo o território nacional, através do outsourcing de multifuncionais, impressoras, tablets, smartphones, notebooks e desktops. A cada 20 segundos, realiza um atendimento técnico, entrega de suprimento ou peça pelo país. São, aproximadamente, 25 mil chamados para área técnica por mês e mais de 6 mil pedidos de peças enviados mensalmente. Para atender a operação de seus mais de 1000 clientes, a companhia tem parceria com 40 empresas de transporte aéreo, terrestre, fluvial e Correios, nove filiais nas principais capitais brasileiras, e cerca de 1600 colaboradores.

“A operação logística é intensa. A cada 20 segundos, realizamos a entrega de uma peça ou suprimento. O desafio é que as ocorrências aconteçam de forma simples e rápida, não sendo perceptível a quem recebe. O planejamento de materiais é parte crítica e essencial da cadeia para garantir o abastecimento de peças e insumos para todos equipamentos, mantendo a operação de nossos clientes de forma ininterrupta.

Até o final dos anos 90 no Brasil, não se falava em Outsourcing em Impressão e Gestão de Documentos. As áreas de TI das empresas é que cuidavam disso e administravam a infraestrutura. Foi nessa época que começaram a surgir as primeiras ofertas em Outsourcing e Vittorio Danesi criou a Simpress. “Transformamos a impressão em um serviço totalmente inovador para aquele momento e que, principalmente, propunha redução de custo e melhor atendimento das necessidades de nossos clientes, explica o executivo”.

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Danesi conta que em dois ou três anos de atuação, a Simpress tornou-se líder de mercado no Brasil. “Fomos precursores e bem-sucedidos em entregar o que vendíamos. Por isso, há quase 20 anos nos mantemos nessa posição de destaque, de acordo com dados da IDC. Hoje somos referência no segmento e isso representa combustível para multiplicar o crescimento”, finaliza.

Excelência no atendimento

O CEO ressalta que manter o nível de serviço em todo o território nacional é um dos maiores desafios da organização. Para Danesi, a oferta deve ser a mesma em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas, no interior do Pará, enfim, no Brasil inteiro. “O cliente que precisa de 30 multifuncionais num único prédio deve ser atendido com a mesma eficiência daquele que necessita de três mil em lojas espalhadas pelo território brasileiro. Além disso, devemos levar em consideração que uma multifuncional pode estar envolvida no processo de negócio de quem nos contrata. Se há interrupção de funcionamento de um equipamento numa loja de telefonia celular, por exemplo, as vendas dos aparelhos não vão acontecer. Cerca de 70% das nossas soluções estão em aplicações diretamente ligadas ao negócio”.

O executivo destaca que para manter essa excelência de atuação, a Simpress tem muitos elementos particulares e esforço de capital. “Atualmente, somos uma empresa de recursos humanos intensivos. Dos aproximadamente 1600 colaboradores, por volta de 1100 são profissionais envolvidos no atendimento ao cliente em todo País. Uma coisa é você ter funcionários embaixo da sua asa numa fábrica, outra é ter gente espalhada pelo Brasil inteiro.  Isso exige um cuidado muito especial também com pessoas, e esta tarefa – muito bem executada -, fez com que fossemos certificados como uma das melhores empresas para se trabalhar pela GPTW – Great Place to Work, que mensura a satisfação dos funcionários no trabalho, assim como a qualidade das políticas adotadas pelo RH da companhia. Estamos imensamente felizes com este reconhecimento”, finaliza.

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