E-Commerce catarinense Boutique Infantil registra aumento de 150% na receita por meio de estratégia de marketing digital

Não tem nada mais fofo que roupinhas de bebês e de crianças. Na internet, claro, esse tipo de material bomba. No entanto, o grau de exigência de quem compra este tipo de produto é altíssimo, afinal é o bem-estar dos pequenos que está em jogo. Então não adianta só uma aparência fofinha: quando se trata de moda infantil, qualidade é palavra de ordem. O e-commerce catarinense Boutique Infantil teve o mérito de compreender essa premissa de mercado e como recompensa, gerou um engajamento natural, que fez com que a empresa crescesse e ganhasse credibilidade.

Só que as regras para se posicionar bem no universo digital mudam constantemente e mesmo com um produto de qualidade, se a estratégia não estiver extremamente adequada às mudanças, a marca perde visibilidade junto ao seu público. E a Boutique Infantil tinha consciência disso. “Estávamos buscando um parceiro que nos ajudasse a alcançar dois objetivos claros e práticos: escalar as vendas e aumentar o ticket médio do site”, conta Arleu Cezar Vansuita Júnior, sócio do e-commerce.

Cerca de 10 meses depois, os objetivos começaram a ser alcançados. Por meio de uma parceria com a Raccoon, referência em marketing digital no País, a Boutique Infantil registrou um aumento de 150% na receita, de 28% na taxa de conversão e de 23% no ROI.

“A otimização das estratégias digitais gerou resultados bastante expressivos, os números estão aí para comprovar. Mas para chegar a estes resultados, foram necessárias uma série de análises dos indicadores e, em cima deles, insights que demandam aplicação prática e resolutiva. Então a Raccoon nos entregou inteligência e mão na massa, estratégia e operação”, pontua Vansuita.

Na prática

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De acordo com o sócio fundador da agência, André Palis, o projeto teve início por meio de um trabalho de mensuração cross-device e cross-media tracking, analisando a importância de cada dispositivo e mídia para a estratégia de vendas da empresa. Foi a partir daí que o Facebook mostrou-se o carro chefe dentre as mídias — à frente, inclusive, do Google Ads.

“Concluímos que o Facebook estava funcionando como uma ferramenta de ‘fundo de funil’, gerando conversões e influenciando não somente nos resultados do Adwords, mas todas as métricas relacionadas ao site. Iniciamos então uma estratégia full funnel, na qual usamos o envolvimento do público adquirido pelas campanhas de topo de funil, através de likes e engajamento nas publicações, para conduzi-los através do funil de compras, com o amplo uso das segmentações Lookalike. Assim, ao constatar o engajamento de determinados públicos e seu potencial de compra, trabalhamos campanhas de conversão através de peças no formato de Carrossel e LinkAds com GIF’s, visando a conclusão das vendas” explica o executivo.

Aplicadas as estratégias, os resultados não demoraram a aparecer. O primeiro indicador visível foi o aumento em 514% da receita do Facebook no Google Analytics, em um período de 10 meses cumprindo com o objetivo de aumentar o ticket médio e demonstrando a importância da unificação do ROI, uma vez que a jornada de conversão tem se tornado cada vez mais complexa, e entender o papel de cada mídia dentro desse contexto, além do last click, é essencial para uma estratégia de sucesso.

Com o retorno, foi possível determinar o desempenho dos produtos e delimitar as oportunidades contidas em cada um, poupando tempo, diminuindo custos e aumentando o lucro da empresa.

“Os resultados confirmam o potencial das análises proporcionados pelo trabalho da agência. Essa parceria tem sido fundamental para identificarmos e otimizarmos os pontos corretos, e diante a mudança constante de cenário, acredito que teremos muito trabalho pela frente”, finaliza Vansuita.

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