Durante o Black Friday 2014 a Viewit, empresa de desenvolvimento de software focada em soluções de mobilidade, auxiliou lojas virtuais a manterem suas atividades normalmente, para evitar imprevistos. Pela primeira vez, a empresa teve a missão de suportar o tráfego de grandes empresas, como a Extra, Ponto Frio e Casas Bahia.
Wilson Cunha, diretor de novos negócios da Viewit, revela um pouco de como a empresa atuou no último Black Friday, prestando serviço a outras lojas virtuais: “Fizemos um trabalho de levantamento junto aos clientes para identificar as expectativas de trafego e com isso foi possível criar uma estratégia de provisionamento que pudesse atender a grandes demandas”, comenta.
Para aguentar a grande demanda inerente a empresas que exibem um grande tráfego, a Viewit é hospedada na Amazon AWS: “Nossos servidores são redundantes e contam com o serviço capaz de aumentar ou diminuir a capacidade dos servidores dinamicamente baseado na demanda de acessos. Esse acaba sendo o grande diferencial de nossa plataforma, já que podemos criar versões dos sites altamente otimizadas para o ambiente mobile e, para grandes sites, qualquer byte economizado faz uma grande diferença”, acrescenta o executivo.
Para atender os clientes em tempo real, a Viewit efetuou um rodízio de funcionários durante todo o Black Friday 2014: “Não tiramos os olhos dos painéis de monitoramento de trafego, e, por isso, fomos capazes de suportar tráfegos enormes sem nenhum tipo de queda e ou lentidão”, pontua.
Cunha conclui destacando que eventos desse porte geram demandas diferentes do normal e, por isso, “exigem um trabalho minuciosos de levantamento e teste de carga às empresas que trabalham com e-commerce”.