Programas de fidelidade associados à ABEMF chegam aos 100 milhões de cadastros no segundo trimestre de 2017

Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) referentes ao segundo trimestre de 2017 (2T17) revelam números crescentes em relação à adesão aos programas de fidelidade e ao número de pontos/milhas emitidos e resgatados. O número de cadastros nos programas de seis* das empresas associadas à entidade (Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul) cresceu 24%, passando de 81 para 100 milhões, em comparação com o segundo trimestre de 2016.

Os pontos/milhas emitidos também tiveram aumento. No 2T17, foram emitidos 60 bilhões de pontos/milhas, número 25% superior em relação ao mesmo período de 2016. Varejo e cartões de crédito continuam sendo as principais fontes para o acúmulo de pontos/milhas, com 87%. Os outros 13% são provenientes de viagens.

No total, foram 49 bilhões de pontos/milhas resgatados, superando em 33% o registrado no 2T16. As passagens aéreas seguem como as mais procuradas, seguidas por produtos e serviços, 76% e 24%, respectivamente. A taxa de breakage, que mede a quantidade de pontos/milhas expirados, está na casa dos 19%, e a de burn earn (percentual de pontos/milhas resgatados em relação aos acumulados) chegou aos 81%, quatro pontos percentuais a mais que no mesmo período de 2016.

Roberto Medeiros, presidente da ABEMF, explica que a constante alta nos indicadores é um reflexo do crescente interesse dos brasileiros e das empresas que apostam na fidelização e engajamento de clientes, entre outros motivos. “Como os programas estão sempre em desenvolvimento, oferecendo, por exemplo, novas alternativas de acúmulo e resgate, as pessoas tendem a usá-los cada vez mais em suas compras do dia a dia. A tendência é continuarmos neste ritmo nos próximos anos, principalmente pela entrada de pessoas que nunca fizeram uso desses programas”, diz. Em decorrência deste cenário, o faturamento das associadas também aumentou. Do 2T16 ao 2T17, avançou 9%, chegando a R$ 1,49 bilhão.

Perfil de participantes cadastrados

Entre os 100 milhões de inscritos, 49% são mulheres e 51% homens. Destes, 12% estão na faixa etária de 14 a 25 anos de idade, 38% entre 26 e 40 anos, 36% de 41 a 60 anos e 15% acima dos 60 anos.

Smarthint
Performa.AI

Destinos mais resgatados

São Paulo segue como o destino mais procurado para o resgate de passagens aéreas entre os destinos nacionais, em programas de fidelização, seguida por Rio de Janeiro e Brasília. Em viagens internacionais, Miami continua ocupando o topo do ranking, mas Orlando e Buenos Aires, desta vez, despontam na segunda e terceira posições, ultrapassando São Francisco e Nova York.

Confira a lista completa de destinos:

Nacionais

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Brasília
  4. Porto Alegre
  5. Salvador
  6. Fortaleza
  7. Belo Horizonte
  8. Recife
  9. Curitiba
  10. 10. Florianópolis

Internacionais

  1. Miami
  2. Orlando
  3. Buenos Aires
  4. Nova York
  5. Lisboa
  6. Paris
  7. Londres
  8. Montevidéu
  9. Madri
  10. Milão

*A MasterCard e a Visa são as novas associadas da ABEMF, mas os seus números ainda não foram contemplados nos indicadores da associação.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.