Redesimples digitaliza 18 milhões de imagens no Rio Grande do Sul

Novo site fornece serviço de edição de imagens via internet por até 15 reais

Graças a iniciativas que unem o poder público e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a quantidade de documentos necessários para efetivar a abertura ou fechamento de empresas vem diminuindo a cada ano em todo o Brasil. Desde 2014, o Sebrae no Rio Grande do Sul, em parceria com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), trabalha na implantação da Redesimples no estado. Com a ação, 18 milhões de imagens foram digitalizadas, ocasionando o descarte de aproximadamente 8 milhões de folhas que eram armazenadas desnecessariamente.

Durante o desenvolvimento do trabalho, a equipe envolvida na digitalização do acervo da Junta Comercial do Rio Grande do Sul se deparou com os documentos e histórias mais variados. “Quando iniciamos, tivemos contato com documentos datados de 1879, de empresas que realizavam a integralização do capital social com escravos”, relembra o então gestor do  projeto Redesimples no Rio Grande do Sul, Alessandro Machado. Entre os percalços, o gestor elege a resistência à mudança como principal dificuldade. “É um processo de alterar a cultura, até as pessoas entenderem que o empresário vai poder registrar o negócio sem intermediário e de forma online, na casa dele”.

Rosângela Sinhoreli e Tatiani Abreu enxergaram no processo de digitalização uma oportunidade para empreender. Em 2018, as sócias abriram a Sinhoreli Registro Empresariais, empresa especializada em serviços na área societária e paralegal, com expertise em registro empresariais, incluindo a junta digital. “Vejo essa mudança como algo positivo. O registro digital é uma proposta excelente, já tivemos casos em que mandamos os documentos pela manhã e à tarde já estávamos com a empresa registrada e com CNPJ. O ganho de tempo é muito grande”, conta Rosângela.

Muita história

Alessandro Machado, gestor do projeto Redesimples no Rio Grande do Sul, na época de seu lançamento, relembra que foram 42 meses de trabalho intenso, já que a quantidade de documentos era tamanha que foi necessário montar do zero a estrutura de uma empresa dentro da Junta Comercial. “Os documentos físicos da Junta Comercial não podem ser retirados do espaço. Então, diante do cenário, tivemos que montar uma empresa lá dentro para realizar o processo de digitalização com escâner de alta resolução e uma equipe com mais de 40 pessoas dedicadas exclusivamente a esse processo”, conta.

Performa.AI
Smarthint

A implantação da Junta Digital permite a criação, alteração e exclusão de empresas através da internet. Além de dar uma maior transparência aos registros empresariais, o serviço torna o processo mais ágil, com mais segurança e confiabilidade. “O registro empresarial, feito no modelo antigo, levava em média oito dias para ficar pronto. Com a nova ferramenta digital, o tempo é reduzido para até dois dias, e o empreendedor consegue acompanhar todo o andamento do processo”, comenta.

Outro fato que marcou a implantação da Redesimples no Rio Grande do Sul foi a rivalidade que surgiu entre duas cidades gaúchas: Farroupilha e Lajeado. A prefeitura de Lajeado soube da rapidez de Farroupilha em conceder alvarás e propôs um desafio: quem alcançasse primeiro a meta de entregar 90% dos alvarás em até 24 horas – no caso de negócios sem impacto ambiental – ganharia um churrasco. Farroupilha chegou primeiro aos 90% e Lajeado pagou o churrasco, como combinado.

Novos desafios

Recentemente, o Sebrae deu mais um passo importante para simplificar a vida dos empreendedores brasileiros. Em Porto Alegre (RS), foi definida a composição do Conselho que vai implementar o projeto “Desburocratização e Simplificação Legislativa”, no Rio Grande do Sul, visando contribuir com a redução da burocracia e a melhoria do ambiente de negócios para as pequenas empresas. O objetivo do Sebrae com a iniciativa pioneira que será desenvolvida no estado é desenvolver uma metodologia de trabalho que será reproduzida em todo o país. A ação conta com a parceria do governo do Rio Grande do Sul e com a consultoria do Instituto Desburocratizar (iDESB).

Ainda no Rio Grande do Sul, o Sebrae firmou um novo convênio com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). O objetivo da iniciativa é intensificar o trabalho de desburocratização e simplificação da rotina das empresas e ampliar a abrangência da Redesimples. A parceria entre o Sebrae e JucisRS já resultou na melhoria do processo de abertura, alteração e fechamento de empresas no Estado, que agora é 100% digital.

“Com isso, já é possível realizar essas operações, no tempo máximo de cinco dias e cinco horas”, explicou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, João Marcos. O projeto original para a implantação da Redesimples, iniciado em 2014 com a JucisRS, alcançou resultados relevantes no estado ao integrar 160 municípios, o que representa 78% das micro e pequenas empresas do RS, realizar a digitalização do acervo de documentos da JucisRS, alterar o sistema operacional da JucisRS,  tornando o processo mais ágil, moderno e seguro, além de promover a integração de todos os órgãos estaduais. “A agenda de desburocratização é prioritária para o desenvolvimento econômico do país, inclusive para que a gente alcance melhores posições no ranking Doing Business – fundamental para atrair investimentos e que demonstra, justamente, a melhoria do ambiente de negócios”, conclui.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.