Startup de logística Pegaki alcança marca de 20 mil entregas em pontos de retirada conectados a e-commerces

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Com uma proposta inovadora que facilita a entrega de produtos de e-commerces por meio de pontos de retirada, a startup de logística Pegaki chega à marca de 20 mil entregas realizadas por meio de sua solução. O volume representa cerca de R$ 2 milhões em produtos retirados nos seus 400 pontos espalhados em dez cidades do país. Inserida no mercado de compras online, que não para de crescer, e com uma proposta que traz ganhos para todos os envolvidos na cadeia, a startup tem perspectivas otimistas. A meta é chegar ao fim de 2018 com mil pontos de venda e mais de 50 mil entregas realizadas, o que equivale a R$ 4,5 milhões em produtos.

“A marca de 20 mil entregas mostra que a solução da Pegaki ganhou empresas e clientes de e-commerces, mas também é a prova de que o modelo de retirada de produtos em pontos é uma tendência no Brasil, assim como já é na Europa”, afirma o CEO e fundador da Pegaki, João Cristofolini. No Brasil, 20% das empresas que contam com e-commerce e loja física já oferecem retirada na loja física. No exterior, o mercado é ainda maior: só em 2017, Europa, EUA e China somaram cerca de 40 mil pontos de retirada e média de 300 mil pacotes entregues por dia, o que equivale a 40% de todas as compras online.

O CEO também chama a atenção para o crescimento em pontos de retirada da Pegaki paralelamente ao aumento das entregas realizadas, o que mostra que a solução cresce de forma orgânica e em resposta a uma demanda real. “De nada adiantaria crescermos apenas em número de pontos, se as entregas também não aumentassem. O que temos observado é um número cada vez maior tanto de e-commerces, quanto de operações de varejo que querem ser ponto de retirada, quanto de clientes que retiram seus produtos. Todos estão comprando a ideia do ponto de retirada como uma opção logística para a compra online”, comemora.

Para o CEO, o principal motivo que faz da solução da Pegaki um sucesso é o fato de ela resolver o problema de entregas não realizadas. Até então, os clientes de e-commerces dependiam, principalmente, dos Correios ou de transportadoras para receber o produto comprado pela internet. Isso gerava uma série de transtornos, uma vez que o cliente nunca sabia quando o entregador bateria à sua porta com a encomenda em mãos. Além disso, muitas pessoas não têm disponibilidade de ficar esperando o produto em casa e nem têm um endereço para onde enviar a compra.

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A solução de pontos de retirada oferecida pela Pegaki facilita a vida do cliente, que pode buscar onde e quando for mais conveniente para ele. Os pontos são operações de varejo que têm espaço ocioso para receber a encomenda, como hotéis, padarias, lavanderias, postos de gasolina e supermercados. De acordo com Cristofolini, a Pegaki conta com uma rede de transportadoras parceiras que enviam o produto até o estabelecimento escolhido e avisa ao cliente assim que a mercadoria chega. “A possibilidade de retirada do produto em vários pontos estrategicamente distribuídos garante que o cliente vai receber o produto de maneira prática, eficiente e sem atrasos”, frisa.

Uma cadeia inteira beneficiada

O sucesso da solução da Pegaki também pode ser explicado por beneficiar todos os envolvidos na cadeia. O ganho dos clientes é o mais óbvio: eles passam a ter mais uma opção de entrega e uma melhor experiência de compra. Já os e-commerces atraem novos consumidores, uma vez que ampliam o leque de possibilidades de entrega e porque podem diminuir o custo final para o cliente.

Já os pontos de retirada se beneficiam pelo aumento no fluxo de pessoas, novas vendas e divulgação “Em média, 30% dos clientes que passam no ponto para retirar suas encomendas, acabam comprando algum produto na loja. A Pegaki rentabiliza um espaço físico ocioso e leva novos potenciais clientes para dentro da loja todo mês”, destaca. O CEO também faz questão de ressaltar que todas as encomendas são seguradas, o que garante proteção ao ponto de venda.

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