11 dicas para o micro e pequeno empreendedor ter sucesso em 2017

| 09/01/2017 - 09:21 AM | Comentários (0)

Realizar o planejamento anual da empresa é importante e imprescindível em qualquer época para o empreendedor, mas em um momento de difícil situação econômica é necessário mais cautela e atenção ao formular a estratégia. E não nos referimos somente ao balanço financeiro, é necessário tirar um tempo para fazer uma retrospectiva e relembrar todas as ações que deram certo e errado, os produtos mais e menos vendidos e os investimentos com maior e menor retorno.

Para que o micro e pequeno empreendedor tenha mais sucesso em 2017, Marcelo Varon, Gerente Geral de Marketing e vendas do UOL HOST – unidade de hospedagem e serviços web do Grupo UOL, tem onze dicas valiosas:

1. Faça um balanço do ano que passou

Antes de começar um novo planejamento, é importante fazer uma avaliação de como foi 2016 para o seu negócio. Tente recuperar informações e fazer um levantamento completo de dados.

Pergunte-se: As metas foram atingidas? As estratégias funcionaram? Como o seu público reagiu? Em que ações os seus recursos foram aplicados? Qual foi o desempenho dos funcionários? Como está a imagem da empresa? Os resultados são satisfatórios? O que pode melhorar?

2. Faça um estudo de mercado

Entendendo a situação atual da sua empresa, siga para uma compreensão do mercado. Verifique fatores internos e externos que possam impactar o seu negócio.

Além disso, o economista e diretor de finanças corporativas, M&A e governança corporativa da Crowe Horwath, Francisco D’Orto Neto, ressalta a importância de incluir no planejamento itens bastante pontuais. “Devem estar presentes no planejamento premissas macroeconômicas, tais como previsão de inflação, variação cambial, taxa de juro, liquidez de moeda ou meio circulante”, pontua.

3. Prepare uma projeção de cenários

Crie diferentes situações envolvendo possibilidades pessimistas, otimistas e mais prováveis/realistas, assim, você diminui o risco de ser pego desprevenido, seja qual for o contexto.

Baseie-se no histórico da sua empresa, que já está no seu balanço, e no estudo de mercado para pensar em situações que podem acontecer no futuro.

4. Trace metas e objetivos

O que você deseja alcançar nos próximos 12 meses? Esta é a hora de colocar seus objetivos no papel e definir metas para o ano da sua empresa. Embora seja fácil deixar os sonhos voar soltos, esforce-se para pensar no que será necessário para conquistar cada meta.

5. Revise sua estratégia empresarial

Essa revisão deve passar pela declaração de seu negócio, sua visão, sua missão, seus valores, sua cultura e abranger ambiente, tanto externo – por meio de suas oportunidades e ameaças –, quanto interno – com suas forças e fraquezas. Aproveite para adequar suas estratégias e seus valores às metas e aos objetivos que acabou de estabelecer.

6. Crie um calendário de ações promocionais

Esta é uma maneira bem visual de se programar para cada atividade a ser preparada no decorrer do ano. Pense nas datas mais importantes para o comércio, de modo geral – Natal, Black Friday, Dia do Frete Grátis etc. – e também nas específicas do seu negócio.

7. Trabalhe a estratégia de marketing

Elementos de marketing, tais como produtos/serviços, promoção, ponto/distribuição, preço praticado, pessoas envolvidas, processos e a percepção de valor de seus clientes devem ser abordados, revistos e redesenhados, de acordo com a necessidade da empresa.

8. Delineie as estratégias operacionais

Lidar com o operacional é definir as partes mais práticas do negócio. Aqui, você vai pensar em quadro de funcionários, questões de logística, estoque, instalações, capacidade de produção ou venda.

9. Estruture sua equipe

É importante revisar as responsabilidades, tarefas e o desempenho de toda a sua equipe para conseguir encaixar cada funcionário nas novas estratégias e estruturá-los para futuros desafios. Isso vale não só para os funcionários, mas também para prestadores de serviços e para as próprias atividades – faça sua autoavaliação!

10. Organize um orçamento anual

Agora que você já tem uma ideia de tudo o que será feito durante o ano na sua empresa e já levantou hipóteses, é preciso colocar na ponta do lápis cada uma das fases. Construa um orçamento sem fugir das possibilidades reais do seu negócio e que abarque as necessidades de forma geral.

11. Defina prazos para avaliação

Por fim, todo planejamento exige acompanhamento constante e avaliação. Defina prazos para avaliar o que está e o que não está funcionando.

Pronto para começar o seu planejamento? Então, bom trabalho!

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Categoria: Dicas

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