4 ideias para empreender em e-commerce no segmento fitness

O mercado fitness brasileiro tem apresentado bons números nos últimos anos, apesar da crise econômica. Em 2015, período de retração econômica, esse segmento cresceu 8%. No ano seguinte, de acordo com relatório da Pluri Consultoria, o crescimento foi de 22%. Esse número equivale a 1,9% do PIB e coloca o Brasil em décimo lugar do ranking mundial nesse ramo.

No e-commerce, em 2016, o setor de saúde ficou em segundo lugar em volume de pedidos, segundo a Ebit. Já o de esporte e lazer aparece em sétimo lugar, e o de alimentos e bebidas em nono. “No ramo de alimentação, existem micro nichos a serem explorados, entre eles os de produtos orgânicos e de alimentos saudáveis, como os sem glúten e sem lactose, que são cada vez mais populares, mas ainda são caros e difíceis de encontrar”, comenta o especialista em e-commerce e criador do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira.

“Empreender online no mercado fitness ou de produtos e alimentos saudáveis é viável e promissor, pois ainda há espaço e demanda para muitos produtos e serviços. Mas o empreendedor precisa ter clareza no que quer e traçar um plano de negócios sólido”, aconselha Oliveira.

Quem já é da área de saúde – seja um atleta, médico, fisioterapeuta ou profissional de educação física – já tem uma grande vantagem para entrar nesse mercado. “Abrir um negócio voltado a uma área na qual já trabalhou, ou com a qual tenha familiaridade, é uma boa dica para quem está começando”, explica o especialista.

Bruno lista quatro ideias para quem planeja empreender nesse mercado:

1 – Treinos Online

Quem tem know-how nessa área – como um atleta ou personal trainer- pode pensar em investir em treinos online, ou mesmo um blog ou canal do Youtube. “Por ter um investimento inicial pequeno, essa pode ser uma ótima porta de entrada para outros negócios futuros no ramo”, sugere.

Segundo Oliveira, começar com vídeos no YouTube para conseguir reunir um bom número de consumidores em potencial é uma opção barata e eficiente. “Dessa forma, você ficará conhecido e poderá oferecer produtos e serviços aos seus seguidores, como roupas, por exemplo.”

Antes de investir, o empreendedor deve fazer uma pesquisa de viabilidade econômica para não gastar mais do que possui. “Há muito o que explorar no mundo fitness, mas é preciso planejar e ter cautela”, alerta.

2 – Roupas e acessórios

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Montar um e-commerce de moda fitness é o sonho de muitos empreendedores que são adeptos dos exercícios físicos e seguem um estilo de vida saudável. No entanto, transformar o hobby em um negócio rentável nem sempre é tão fácil quanto parece.

O primeiro passo para ser bem-sucedido, segundo Oliveira, é definir muito bem o público-alvo da sua loja virtual. Vou vender só para mulheres? Só para homens? Para ambos? Depois dessa definição, você poderá fazer outros filtros – como hobbies, estilo de vida, entre outros.

Para o especialista, um desafio do nicho de moda fitness é que ele tende a ter um ticket médio menor se comparado a outros mercados, como o de suplementos alimentares, por exemplo. “Ou seja, seus produtos terão que ser muito superiores e atrativos para que você consiga driblar a concorrência. Por isso, é preciso ser criativo e organizado, planejar o negócio passo a passo, e conhecer muito bem seu consumidor”, ensina.

3 – Alimentação saudável

Esse setor, segundo Oliveira, também representa uma ótima oportunidade para quem quer abrir uma loja virtual ligada ao mundo fitness. “Hoje cuidar da saúde e procurar alternativas para manter uma alimentação mais equilibrada é tendência no Brasil e no mundo todo”.

Para ele, a concorrência nessa área é grande, mas ainda é possível inovar e buscar nichos. “Uma boa alternativa para loja virtual nesse ramo é comercializar cardápios completos e personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Por exemplo, alimentos sem glúten e sem lactose, ou refeições prontas low carb, produtos orgânicos, entre outros”.

4- Suplementos fitness

Os suplementos alimentares também são outro nicho no qual vale a pena investir, pois são produtos muito procurados por praticantes de atividades físicas e freqüentadores de academias. “São produtos que garantem um ticket médio razoável, e são fáceis de estocar e de enviar”, comenta.

Uma boa estratégia a se adotar para incrementar as vendas desse tipo de negócio é montar combos promocionais com 3 ou 4 produtos. “Quando o cliente escolhe um combo faz uma compra maior e, por isso, ganha um pequeno desconto no valor final. Isso o estimula a comprar mais, e é uma forma bastante simples de aumentar o ticket médio”, diz.

No entanto, quem abre esse tipo de loja virtual precisa ficar atento às regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Alguns produtos importados, comercializados livremente em outros países, são proibidos no Brasil”, alerta o especialista. “Por isso, é preciso ficar muito atento, pois quem vende suplementos lida com a saúde do consumidor, portanto, a atenção deve ser proporcional à responsabilidade”, finaliza.

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