5 dicas importantes para montar um e-commerce na área da saúde

Remédios ficam 10,08% mais caros no e-commerce

Depois de ter beneficiados diversos setores, como vestuário e eletrônicos, o e-commerce também tem expandido a atuação para a área de saúde. Atualmente, os usuários podem comprar suplementos e medicamentos no conforto de casa, sem precisar pegar fila ou passar por qualquer constrangimento.

Para quem deseja investir nesse mercado, as oportunidades são boas. De acordo com pesquisa do portal E-commerce Brasil, o setor de saúde, perfumaria e cosméticos é o segundo que mais vende na internet, com 12%. Ele só está atrás das lojas de moda (14,2%). Confira algumas dicas para montar um e-commerce e fazer sucesso na área de saúde!

Legislação

No caso específico da saúde, o empreendedor precisa seguir a regulamentação da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as regras estão a obrigação de disponibilizar um farmacêutico para o atendimento. Por ser um setor que requer atenção, é importante conhecer a legislação antes mesmo de começar a montar o site, para evitar problemas futuros.

Atendimento

Diferentemente das lojas virtuais de roupas e acessórios, as de medicamentos e produtos para a saúde precisam dispor de um atendente dessa área — ou seja, um farmacêutico. Isso pode ser feito por meio de chats, formulários para contato ou até a indicação de um telefone para onde o paciente possa ligar.

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Distribuição

Muitos medicamentos necessitam de condições específicas de temperatura e umidade, para que não percam o efeito. Nesses casos, a Anvisa exige que a transportada seja cadastrada e tenha um farmacêutico para garantir o correto transporte. A RDC nº 39 especifica as regras de distribuição e quais produtos necessitam de cuidados especiais.

Embalagem

Todas as pessoas que realizam compras on-line têm o direito de se arrepender em até sete dias, contados do dia da entrega. Por isso, tanto a empresa quanto o consumidor devem prezar pela manutenção da embalagem original. Aliás, a conservação dos produtos farmacêuticos é de extrema importância. Eles não podem chegar ao consumidor amassados ou com o lacre violado. A nota fiscal também deve sempre acompanhar a compra.

Outro aspecto interessante diz respeito à caixa em que o remédio é enviado. Por se tratar de um assunto delicado — e, muitas vezes, confidencial — recomenda-se que ela seja o mais discreta possível. Neste website, por exemplo, os medicamentos são enviados dentro de embalagens simples sem menção à marca.

Informações

É aconselhável que o e-commerce da área de saúde não seja focado apenas na venda de produtos, como os demais. Por se tratar de um assunto tão delicado e importado, os empreendedores podem investir em informação para se aproximarem dos clientes e ajudá-los a sanar as dúvidas.

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