5 dicas para movimentar seu e-commerce no Dia das Mães

Maio é o mês do Dia das Mães, data importante para o varejo que promete animar as vendas online mesmo em tempos de recuperação econômica e redução de gastos. A expectativa para este ano é que o e-commerce movimente R$ 2,5 bilhões, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O valor representa 11% a mais do que foi registrado no ano passado, considerando o período de vendas, que vai do dia 24 de abril até 12 de maio.

Diante dessa perspectiva positiva, o comerciante digital deve assumir uma postura estratégica e preparar seu site para atrair o maior número de visitantes interessados em presentear suas mães. O desafio é oferecer uma experiência de consumo mais agradável e conveniente para clientes que não estão convencidos das vantagens de sair às compras na internet.

Veja abaixo algumas das principais dicas de especialistas em e-commerce para você colocar sua loja em ordem e potencializar as chances de alavancar as vendas neste Dia das Mães.

Refine bem sua campanha de marketing

Prepare suas ações usando o melhor de todas as ferramentas disponíveis para divulgar sua marca no meio digital. Segundo Welington Sousa, gerente de marketing da All iN, e-mails marketing segmentados, campanhas patrocinadas nas redes sociais, bem como cupons de desconto e promoções, aumentam consideravelmente o alcance de qualquer campanha na internet. “O importante é não deixar de se comunicar também com o público-alvo que sempre deixa para comprar o presente de última hora”, afirma.

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Já existem diversas técnicas para recuperar ou engajar clientes que abandonaram o carrinho em algum momento da compra, sendo o e-mail marketing um dos principais. Entretanto, a notificação por push inteligente surge como uma das ações mais assertivas para o envio de promoções personalizadas nesse Dia das Mães. “Essa modalidade utiliza as informações de comportamento de navegação do usuário para enviar ofertas de produtos de relevantes por notificações no smartphone, aumentando a taxa e abertura consideravelmente”, afirma Isaac Ezra, CEO da ShopBack, empresa especializada em retargeting baseado em Big Data.

Diversifique e facilite o pagamento

Perder clientes por falta de opções de pagamento ou excesso de etapas é algo inadmissível para uma loja virtual nos dias de hoje. De acordo com João Barcellos, CEO da MundiPagg, empresa que processa 40% das transações do e-commerce nacional, opções de pagamento em apenas um clique e o checkout transparente, que realiza a transação na mesma tela da confirmação do pedido, são importantes ferramentas contra desistências. Além disso, disponibilizar diferentes meios de pagamento ajudam a superar limitações de crédito dos clientes. “A opção de dividir o valor de uma compra em diferentes meios de pagamento é ideal para presentes de ticket alto. Algumas lojas oferecem, também, a possibilidade de parcelar a venda entre diferentes compradores – no caso, os filhos”, explica Barcellos.

Entregue dentro do prazo prometido

Esta etapa do processo de venda pode ser decisiva para a impressão que o consumidor tem sobre a loja virtual. A entrega deve ser realizada dentro do intervalo de tempo previsto para o consumidor. “Por uma questão de segurança nos prazos, recomenda-se trabalhar com um período de entrega maior, pois caso a encomenda chegue antes, o comprador será surpreendido de forma positiva”, diz Thiago Mazeto, gerente de marketing da Tray.

Cuidado com as fraudes

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo no país, e, por conta disso, registra um aumento significativo de vendas. Portanto, é importante que os lojistas virtuais se protejam contra fraudes, avalia Rafael Albuquerque, diretor comercial da Unitfour, empresa especializada em soluções antifraude para o e-commerce. “Com um grande volume de vendas, a probabilidade de uma fraude passar desapercebida é alta e requer atenção redobrada”, afirma. De acordo com ele, os lojistas virtuais devem promover descontos para os consumidores que optarem por realizar o pagamento à vista via boleto bancário. A modalidade é mais segura contra ações fraudulentas, como as que ocorrem com clonagem de cartão de crédito, e o valor é recebido imediatamente e de forma integral pelo lojista.

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