8 técnicas para entender a mente do consumidor

NEF SUMMIT 2016 reúne neurociência e business em evento na capital paulista

Na busca constante pelo aumento das vendas, não é mais suficiente ter boas instalações, uma equipe bem treinada e motivada e fazer promoções. Nos dias atuais de concorrência acirrada, inclusive pelo comércio eletrônico cada vez mais agressivo, entender como funciona a cabeça do consumidor se faz necessário e é um dos fatores para o sucesso de qualquer negócio.

Para isso, empresas têm recorrido ao Neuromarketing para antecipar comportamento do consumidor e oferecer produtos e serviços adicionais adequados a seus hábitos e preferências.

O termo vem da união da Neurociência com o Marketing e visa compreender o que acontece com o consumidor na hora da decisão de compra, além de ser uma ferramenta complementar às metodologias tradicionais do pesquisas qualitativas e quantitativas.

“Com uma competição cada vez maior entre as marcas e a dificuldade para que produtos e serviços se diferenciem por suas características e atributos técnicos, entender como o inconsciente do consumidor processa os estímulos recebidos possibilita que as empresas façam uma comunicação mais assertiva e criem experiências marcantes na vida das pessoas”, afirma Billy Nascimento, sócio da Forebrain, pioneira no Brasil em oferecer soluções em neurociência do consumo.

A seguir, o especialista explica como funcionam e o que medem 8 técnicas de Neuromarketing. Confira:

  1. ELETROENCEFALOGRAFIA (EEG)

A eletroencefalografia, ou EEG, é uma técnica que mede a atividade elétrica do cérebro dos consumidores. Através de vários eletrodos muito sensíveis, conseguimos descobrir quais são os níveis de atenção, motivação e memorização gerados por um estímulo.

  1. ELETROCARDIOGRAFIA (ECG)

Com eletrodos parecidos aos que usamos para a EGG, detectamos alterações na velocidade em que o coração está trabalhando. Essas alterações estão associadas a respostas de bem-estar, estresse e também de atenção.

  1. ELETROMIOGRAFIA FACIAL (EMGf)
Performa.AI

Mais uma vez, através de eletrodos, captamos a atividade elétrica dos músculos do rosto dos consumidores. Esses valores representam uma medida chamada “valência emocional”, ou seja, conseguimos avaliar se um estímulo é agradável ou desagradável. Os eletrodos utilizados são tão sensíveis que captam a atividade elétrica mesmo quando a contração dos músculos não é visível.

  1. EYE TRACKING

O eye-tracking é uma técnica que monitora o movimento dos olhos e o padrão de fixação do olhar das pessoas e nos permite calcular os índices de saliência, visualização e engajamento gerados por cada elemento ou para cada região que é avaliada. Quando os resultados de visualização são associados às outras técnicas, conseguimos saber para onde os consumidores estavam olhando e qual foi a resposta emocional gerada por cada elemento.

  1. PUPILOMETRIA

Com auxílio do mesmo aparelho utilizado para o eye-tracking – o eye-tracker – somos capazes de analisar variações no diâmetro da pupila, que representam uma medida de intensidade emocional. Ou seja, seus olhos relevam se a resposta emocional gerada por um estímulo foi mais forte ou mais fraca.

O ideal é combinar essa técnica com medidas de valência emocional, assim, determinamos se a resposta do consumidor foi positiva ou negativa e também a sua intensidade.

  1. TEMPO DE REAÇÃO

O tempo que os consumidores demoram para realizar alguns testes comportamentais revelam o grau de associação entre estímulos e atributos. Através dos testes de tempo de reação podemos avaliar preferências dos consumidores, intenção de compra e a percepção que eles têm em relação a marcas, produtos e conceitos.

  1. ECONOMIA COMPORTAMENTAL

Alguns testes com base na economia comportamental podem revelar a preferência dos consumidores e a percepção de valor de uma marca ou produto. Além disso, essas metodologias podem ser usadas para avaliar a intenção de compra.

  1. SALIVAÇÃO

A técnica de salivação é usada para medirmos o apelo apetitivo provocado por embalagens e produtos dos setores de alimentos e bebidas. A interpretação desse apelo apetitivo revela o nível de agradabilidade que é gerado por um estímulo.

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