Até que ponto botões de compartilhamento ajudam na conversão?

| 19/06/2017 - 12:48 PM | Comentários (0)

É difícil encontrar uma página de produtos no e-commerce que não apresente botões de compartilhamento para redes sociais. Mas será que a presença deles na loja afeta as vendas? Eles promovem a conversão ou prejudicam a negociação?

Segundo estudo realizado pela Visual Website Optimizer, ao remover os botões de compartilhamento da página de produtos, o site Taloon.com aumentou a taxa de conversão em 11,9%. Outra pesquisa feita por Luke Wroblewski, designer de software e diretor de produto do Google, registrou que em 18 milhões de visualizações no Twitter e no Facebook, a porcentagem de clique através dos botões foi de apenas 0,25%. Estudo criado pela GetResponse, detectou que a cada 10 mil e-mails marketing abertos, apenas 34 pessoas clicaram em botões de compartilhamento social.

Diante desses dados, vale a pena investir em botões de compartilhamento em mídias sociais? O fundador e presidente da Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais, Felipe Martins, entende que não é a presença do botão que motivará o compartilhamento, mas o valor do conteúdo. Ele ressalta, também, que a realização de testes específicos à realidade da loja mostrará fielmente quais recursos ajudam ou não a converter mais.

A seguir, você confere algumas dicas sugeridas por Martins para validar (ou não) os botões de compartilhamento em seu e-commerce:

– Teste e mensure a conversão de páginas com e sem botões. Se os testes comprovarem que os consumidores desejam compartilhar, aposte em botões menores, que não distraiam os visitantes;

– Apresente os botões na página de confirmação. A etapa seguinte à compra é o momento ideal para encorajar o compartilhamento. Pense primeiro em vendas, depois em social;

– Evite botões com contadores. Se sua loja possui bons números de ações, ótimo; caso contrário, apresentá-los pode ser um “tiro no pé”. Quando há um grande número de compartilhamento da página, os clientes podem até se sentir mais propensos a interagir com o conteúdo. Mas, quando há poucas ou nenhuma interação, a qualidade é questionada logo no primeiro contato.

Tags: , , ,

Categoria: Dicas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.