Black Friday: 10 dicas para ter destaque na caixa de entrada

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Herança do varejo norte-americano, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, com o objetivo de aquecer as vendas de final de ano. É nessa data que marcas interessadas em superar as metas de vendas disputam incansavelmente a atenção de consumidores interessados em adquirir produtos e serviços com ofertas e descontos exclusivos.

“Em períodos como a Black Friday, a caixa de entrada dos usuários se torna um verdadeiro campo de batalha em que as marcas disputam a atenção e o volume de campanhas  cresce consideravelmente. Os destinatários chegam a receber, em média, 50% mais mensagens promocionais. Esse excesso de informações exige que profissionais de e-mail marketing tenham ainda mais cuidado ao planejar suas estratégias. É muito curto o espaço de tempo em que um usuário decide se vai abrir, deletar ou ignorar uma mensagem”, explica Fernando Pereira, Technical Account Manager da Return Path.

O especialista explica que nesse processo de atração do cliente no ambiente do e-mail, a linha de assunto das mensagens se torna um fator muito relevante nas taxas de abertura das campanhas. Ele destaca a necessidade de atenção especial a 10 pontos:

  • Personalização – Colocar o nome dos usuários na linha de assunto faz com que se sintam especiais, além de dar maior credibilidade à sua marca, mostrando um forte laço de engajamento. Mas você pode ir além, utilizando os dados que possui sobre os assinantes para personalizar o assunto de acordo, por exemplo, com o time para qual torcem, sexo, localização, etc. Porém também é preciso ter cautela ao usar essas informações: não adianta adicionar em todas as campanhas o nome dos clientes, pois isso pode fazer com que se sintam saturados e suas mensagens não pareçam mais exclusivas, deixando de chamar a atenção. Tenha cuidado ao utilizar dados que não possui de toda a sua lista, para não enviar e-mails que fiquem com assuntos incompletos, como: “Nome do cliente, confira esta promoção”.

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LEGENDA DA IMAGEM – Exemplo de mensagem que explora o nome do usuário em um e-mail de aniversário.

2 – Estimule a curiosidade de seu usuário. Faça perguntas no assunto do e-mail ou o incentive a procurar uma informação ao abrir e clicar em sua mensagem. O uso de algumas palavras que se correlacionam com o senso de urgência também performa muito bem, por exemplo: ‘Ainda dá tempo’, ‘Corra e aproveite’, ‘Último dia’…

3 – Use e abuse do pre-header, principalmente para complementar sua linha de assunto. Sempre que possível, personalize também esse elemento, mas evite deixá-lo como: ‘Clique aqui para visualizar seu e-mail no navegador’ :/

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LEGENDA DA IMAGEM – Exemplo de mensagem com uma boa utilização de pre-header personalizado.

4 – Sender Name: Eu, particularmente, não gosto de sender names como: ‘Fulano, do E-commerce X’, e as empresas usam essa estratégia para parecer que estão tratando com proximidade seu usuário, porém acredito que deva-se utilizar apenas o nome da marca. Ela sim é conhecida pelos clientes, que não fazem ideia de quem seja Beltrano ou Ciclano!

5 – Tamanho: Seja breve nos assuntos — nada de escrever um “textão” na linha de assunto do e-mail, pois diversos provedores irão “cortá-la” e seu usuário irá ler apenas as primeiras palavras. Confira a lista de quantidade de caracteres por provedores. Isso vale também para quem abre mensagens no mobile. O recomendado é que se utilize de 41 a 50 caracteres na linha de assunto, porém nunca exceder a 70 caracteres. Nesse caso, menos é mais ;)

6 – Faça um benchmark de seus concorrentes ou de empresas que considere com estratégias de linha de assunto positivas. A Return Path possui o SLO (Subject Line Optimizer), que pesquisa as palavras-chave de seu assunto e compara com mensagens da concorrência que já utilizaram esses mesmos termos, mostrando a efetividade da campanha por meio da taxa de leitura.

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7 – Utilize caracteres especiais e números. Smiles, corações e estrelas sempre são bem-vindos e se destacam na caixa de entrada – alguns provedores mostram eles até coloridos! E isso, com certeza, se usado com moderação, impacta positivamente na taxa de abertura. Brincadeiras com números, como contagens regressivas, também resultam em um bom engajamento.

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LEGENDA DAS IMAGENS – Exemplos de linhas de assunto que utilizam caracteres especiais.

8 – Utilize palavras-chave – palavras como ‘Desconto’, ‘promoção’, ‘off’ e outras antigamente  impactavam negativamente a entregabilidade, pois os provedores as julgavam como tendenciosas a spam, porém hoje em dia o que vale muito é o seu engajamento com o cliente, e esses termos na linha de assunto não afetarão em nada sua reputação.

9 – Linguagem da marca – Se sua marca usa linguagem informal, utilize gírias para lidar com o público, mantendo a mesma abordagem na hora de elaborar o assunto das mensagens. Não seja cordial com um público que é despojado e vice-versa. Fale a lingua do seu cliente.

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LEGENDA DA IMAGEM – Exemplo de um bom uso de linguagem da marca.

10 (e mais importante) – Teste sempre. O teste A/B com linhas de assunto é pouco usado e precisa ser mais explorado. Mensure os testes pela taxa de abertura, cliques e até mesmo conversão. Só assim você irá conhecer o seu público e mensurar a efetivade de sua linha de assunto. Não há mágica para uma linha de assunto perfeita. Teste o que funciona para sua marca e para os seus usuários, e boa sorte!

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LEGENDA DA IMAGEM – Exemplo em que a palavra “teste” foi esquecida na linha de assunto.

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