Centro de excelência é estratégia eficaz para implantar a robotização dentro das empresas

Atender aos desafios da transformação digital em um mercado cada vez mais exigente é o objetivo de qualquer empresa.  Repensar o modelo operacional nesse processo é uma consequência quase natural e, nesse processo, muitas companhias buscam por ferramentas de automatização, machine learning, chatbots, big data, entre outras soluções.

Contudo, para garantir resultados efetivos, não basta somente investir nesse tipo de tecnologia – é necessário ter uma metodologia de implantação a fim de gerenciar todos os stakeholders melhorar a produtividade e atingir os resultados desejados. De acordo com a Minsait, uma empresa Indra, uma estratégia eficaz para esse cenário é o Centro de Excelência (CoE), que consiste em um processo de três etapas a ser adotado pelas empresas:

  • Otimização de processos. Identificar e validar melhorias, análise e priorização de gaps e desenho do plano de implantação.
  • Análise dos processos a automatização. Diagnóstico e análise das áreas de ação e seleção de processos para automatização. Seleção preliminar dos processos a serem automatizados, classificação de acordo com a complexidade (baixo, médio e alto), revisão dos processos e avaliação da melhor solução.
  • Implantação e operação da solução. Automatização dos processos selecionados, análise do fluxo e operação realizada pelo usuário para o desenho funcional e acompanhamento das implantações.

Uma das vantagens desse Centro de Excelência é o seu tempo de implantação, desde a definição da estratégia e escopo até sua manutenção, levam-se cerca de cinco semanas. “Isso é possível porque a metodologia agile é empregada durante todo o processo. Identificamos as oportunidades de melhoria, testamos e colocamos tudo em prática rapidamente, para corrigir eventuais falhas e apresentar a solução mais efetiva em tempo hábil”, explica Thiago Roque, Head de Tecnologias Digitais da Minsait.

Além do tempo, outros benefícios importantes podem ser adquiridos. Entre eles, está um fluxo estruturado de priorização e aprovação que garante maior sinergia entre todas as áreas da companhia, engajando colaboradores durante a reorganização de processos e uma definição clara de papéis e responsabilidades de todos os perfis que fazem parte desta estrutura que, apesar de estar 100% integrada com as áreas demandantes de negócio e TI deve ser autônoma e ter recursos dedicados no cerne de sua operação.

Performa.AI
Smarthint
Edrone
olist

Exemplos práticos das vantagens obtidas com essa solução já são visíveis, de acordo com a Minsait. A companhia já conseguiu reduzir em 85% os processos manuais em uma empresa de emissão de tickets e diminuiu em 99% os erros operacionais em uma companhia do segmento financeiro.

“O Centro de Excelência é uma alternativa bastante eficaz para companhias de vários setores. Desenvolvemos soluções variadas e adaptadas para cada necessidade, mas estamos sempre em busca de ajudar empresas a melhorar seus processos com o uso de tecnologia, levando em consideração que robôs e pessoas bem geridos podem de fato transformar uma organização e impactar diretamente na maneira como os clientes finais as veem”, finaliza Roque.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 6.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e um Delivery Center na cidade de Campinas, que atua como Centro de Excelência para tecnologias energéticas. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.