Como usar o Inbound Marketing para uma estratégia eficiente de vendas

Os tempos mudaram, e o marketing também. O advento da internet transformou o comportamento de consumo das pessoas. Hoje em dia, não há quem faça uma compra sem antes buscar por boas referências do produto ou serviço desejado. E é justamente por esse motivo que construir uma boa presença digital é tão importante para empresas que queiram se destacar no mercado.

Segundo a especialista em marketing digital e e-commerce, e sócia-diretora da Digitalents, Sandra Turchi, ao contrário das estratégias publicitárias tradicionais, que impunham produtos e valores e conceitos através da mídia (tv, rádio, jornais e revistas), hoje, para se conquistar um lugar de destaque na rede é preciso investir na atração espontânea de leads ou clientes em potencial. Para Sandra, esse tipo de resultado pode ser obtido satisfatoriamente por meio do Inbound Marketing, Marketing de Entrada ou ainda, Marketing de Atração.

A especialista explica que o Inbound Marketing se caracteriza pela oferta de conteúdos e informações bem segmentadas, que vão ao encontro das necessidades e interesses do público, e que é a base dessa nova forma de fazer marketing. “Além do ganho de visibilidade, o Inbound Marketing prioriza a construção de uma relação de confiança entre a empresa e seu público como forma de cativar e fidelizar clientes que passam a ser porta-vozes da marca, contribuindo também para sua consolidação na rede”, diz.

Ao contrário do Outbound Marketing, mais invasivo, o Inbound Marketing trabalha para atrair e ganhar a confiança do público-alvo, despertando seu interesse e, no momento certo, depois que esse público já deu os sinais de que está pronto para a compra, parte para uma abordagem de venda mais efetiva.

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Para Sandra, investir na produção de conteúdo original, de qualidade e otimizado para os mecanismos de busca; ter uma presença constante e relevante nos canais digitais (site, blog, redes sociais) e aproximar-se do público pretendido para construir uma comunicação efetiva com ele são os primeiros passos do Marketing de Atração ou Inbound Marketing. Segundo ela torna-se muito mais fácil vender para alguém que chegou ao site da empresa de maneira orgânica ou atraída por um post compartilhado nas redes sociais, do que tentar convencer alguém que sequer conhece a marca a se tornar cliente.

Mas o caminho para uma estratégia de inbound marketing bem-sucedida exige esforço. Sandra explica que depois de atrair, é preciso investir no relacionamento com os novos leads, nutrindo os mesmos com o envio de conteúdos ricos e acompanhar como eles interagem com as ações de marketing. “Esse acompanhamento possibilita a otimização das ações, através da segmentação dos contatos e do estabelecimento de uma relação de qualidade com o público-alvo”, afirma.

Sandra também revela que ao acompanhar e qualificar esses leads, é possível determinar em que momento eles podem receber, por exemplo, campanhas promocionais, ou mesmo serem abordados por uma equipe de vendedores.

De acordo com a agência Hubspot, criadora do Inbound Marketing, a estratégia já se consolidou como uma das mais eficientes e baratas para atração, geração e conversão de leads no ambiente digital. Segundo pesquisa realizada pela agência, Inbound Leads custam, em média, 60% a menos que Outbound Leads. “Isso significa, na prática, que os investimentos em Marketing de Atração são consideravelmente menores e mais rentáveis do que com o Marketing Tradicional”, assegura Sandra.

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