Confira 5 tendências para empreender no e-commerce em 2018

O início de um novo ano serve como estímulo para colocar em prática os planos de iniciar um novo negócio. O comércio eletrônico está cada vez mais em alta, mas, na hora de empreender, é fundamental escolher bem o setor em que se irá atuar, considerando não apenas a afinidade pessoal como o potencial de sucesso e crescimento.

“Muitas vezes a pessoa quer montar uma operação de e-commerce mas não tem nenhuma ideia de qual setor quer empreender, nem que tipo de produto quer vender. Nessa hora, sempre recomendo avaliar as tendências do mercado e apostar em produtos inovadores”, explica Bruno Oliveira, especialista em e-commerce e criador do Ecommerce na Prática. Segundo o relatório Webshoppers 36 da Ebit, os setores de Moda e Acessórios, e Esporte e Lazer estão entre os que obtiveram maior faturamento em 2017.

O especialista indica cinco setores promissores para abrir um e-commerce neste ano:

. Sapatos artesanais femininos

O setor de moda e acessórios representa 6,4% do faturamento total do mercado de e-commerce, e é uma grande vantagem oferecer a esse público modelos que serão encontrados somente através da sua marca.”A empresa estará entregando valor a seus clientes, e, por isso, poderá cobrar um preço maior. A desvantagem é, caso o empreendedor não possua experiência com a fabricação desses artigos, será necessário desembolsar recursos para contratar pessoas que façam isso.”

. Camisetas personalizadas de filmes e séries

Com baixo custo inicial, é um setor muito concorrido, mas que possui grande recorrência. “Uma pessoa não compra uma camiseta só porque precisa andar vestida pela rua, elas veste uma ideia que têm de si mesma e que quer transmitir para os demais. Por isso, invista em diferenciais, estude muito a persona do seu negócio e busque estratégias para fidelizar seu cliente”, recomenda Oliveira.

Smarthint
olist
Edrone
Performa.AI

. Moda praia feminina

Com um mercado repleto de micro nichos, esse campo de atuação permite que os empreendedores tenham a possibilidade de oferecer produtos com exclusividade e estoque relativamente barato. “Um bom exemplo para esse setor é trabalhar com modelos para crianças e mulheres de mais idade. Isso proporcionará maiores chances de ter um negócio de sucesso”.

. Acessórios para ciclismo/triatlo

“Este é um mercado em que os interessados por esses produtos geralmente não costumam economizar na hora da compra”, explica o especialista. Isso porque o setor de esporte e lazer está associado ao hobby das pessoas e, com isso, geralmente são compras desencadeadas pela paixão e realizadas de forma impulsiva. Com um faturamento de 3,8% do total do mercado, a área de esporte e lazer é um segmento com ampla abertura. “Aqueles que já são ciclistas ou aficcionados por esse setor têm a vantagem de conhecer bem quais são as dores e os anseios da sua persona, antes mesmo de fazer qualquer pesquisa”, comenta.

. Lingerie

Outra oportunidade no mercado de moda feminina é o de moda íntima. Apesar da forte concorrência, é possível sobressair-se ao oferecer produtos diferenciados. Essa área tem a vantagem de possuir alta demanda e recorrência, boas possibilidades de fidelização, exclusividade e baixo custo inicial. “O empreendedor pode procurar fornecedores diferentes, que possam oferecer modelos exclusivos e estampas diferenciadas. Outra possibilidade é investir em micro nichos, como a muda plus size”, sugere Oliveira.

No entanto, é importante destacar que ficar atento às tendências e segmentos não basta para abrir uma loja virtual. Para o especialista, é necessário ter também um plano de negócios estabelecido, missão, visão e valores definidos e saber quem é o cliente que se precisa alcançar. “Com um planejamento estratégico bem definido, o empreendedor terá muito mais chances de obter sucesso com sua empresa, evitando alguns tropeços”.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.