Dia do Frete Grátis: ANYMARKET e Mandaê elencam dicas de sucesso

Em sua quinta edição no Brasil, o Dia do Frete Grátis, que acontece esse no dia 28 de abril, pode ser uma ótima oportunidade para fidelizar clientes de e-commerce – especialmente aquele que reside em regiões no interior do país e que, apesar dos altos custos de frete, não abre mão de comprar online.

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Para ajudar os sellers a terem mais sucesso nos principais marketplaces do país, o ANYMARKET, marketplace hub desenvolvido pela DB1 Global Software e a Mandaê, empresa de tecnologia especializada em logística, elencaram dicas para definir a melhor política de frete e evitar perdas em sua loja virtual. De acordo com Karim Hardane, head de operações e cofundador da Mandaê, o Dia do Frete Grátis é uma excelente oportunidade de negócios e deve ser aproveitada, com alguns cuidados. Confira:

  1. Faça um planejamento financeiro minucioso para evitar prejuízos. Analise o volume de vendas, o ticket médio da loja, os juros negociados e valores acordados com seu parceiro logístico. Fique atento para não arcar com possíveis prejuízos ao oferecer frete grátis para determinadas regiões em que o valor do envio pode ultrapassar o valor da venda. Verifique sua margem e como ela será afetada na oferta de frete grátis.
  2. Avalie quais são os melhores momentos para aplicar campanhas de isenção da taxa e defina quando e se realmente são fundamentais para a decisão de compra do consumidor. Por exemplo: é melhor oferecer frete grátis em períodos sazonais de vendas, como Dia das Mães e Natal, ou em um fim de semana comum, atrelado a uma ação de vendas específica?
  3. Determine o custo do frete para os itens vendidos e leve em consideração os prazos e regras de entrega. Para isso, examine o tipo, o tamanho e o peso dos itens que você enviaria e, ainda, a quantidade dos seus pedidos. Esse levantamento é útil para definir se vale a pena exigir um gasto mínimo em compras para oferecer frete grátis.
  4. Lembre-se da possibilidade de logística reversa e dos custos que você terá nos casos de troca ou desistência da compra.

Elaine Ciolari, gerente de relacionamento do ANYMARKET, explica que com o alto reajuste anunciado pelos Correios – chegando em alguns casos a 40% – é preciso estabelecer uma estratégia de precificação de frete porque as vendas não podem parar. Ela também dá algumas dicas:

  1. 78% dos consumidores brasileiros classificam a cobrança de frete como fator decisivo no fechamento da compra, prova disto é a alta incidência de abandono no carrinho. Portanto, caso tenha margem e uma estratégia azeitada de preços que permitam praticar o frete grátis, aproveite a data. Muitos consumidores irão navegar este dia em busca de produtos sem custos adicionais de envio.
  2. É muito difícil ter vantagem competitiva na política de frete em todo o território nacional, já que os impostos variam em cada estado e a localização dos Centros de Distribuição também pode impactar o preço. Trabalhar com categorias de produtos onde a margem é extremamente baixa e aplicar desconto no frete significa trabalhar no prejuízo. Para minimizar esse problema, é possível fazer regras manualmente em Excel para contemplar estas particularidades e subir para sua plataforma (caso tenha este recurso) ou se já vende em marketplaces. Atualmente, algumas ferramentas de integração possibilitam ações específicas que atendam sua estratégia de preços de frete levando em consideração diferentes categorias de produtos e/ou faixas de cep, otimizando o escoamento de produtos de cauda longa ou produtos com alto volume de estoque e consiga fazer frete grátis para os lugares onde possui preço competitivo junto ao seu fornecedor logístico. Essas ferramentas conseguem também direcionar diferentes valores de frete para diferentes marketplaces e para seu e-commerce caso este seja plugado como mais um braço de transmissão de preço, estoque e prazos (idem Marketplace).
  3. E não esqueça de conferir se as dimensões de seus produtos estão corretas para não implicar em custos extras. Não custa checar se está com a melhor tabela de frete para as regiões que atende e ainda se os valores de frete de contingência (caso tenha) estão o mais próximo possível do valor praticado pelo seu fornecedor.

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