Dia dos Namorados: Estratégia de Negócios para PMEs Venderem Mais Online

As PMEs com presença online têm chances reais de concorrer entre si e, em alguns casos, até com grandes empresas, para vender mais presentes do Dia dos Namorados se utilizarem uma estratégia adequada ao público que realmente investe na data, considerando as diferenças entre namorados, casados, noivos, parceiros em relacionamentos mais casuais, LGBTQI+, além de casais de diferentes idades e etnias.

É importante que as marcas aprendam como conversar com os apaixonados de todos esses perfis para se destacar e usar a tecnologia para atingir os compradores online certos.

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Uma pesquisa do Google feita especificamente para as compras para o Dia dos Namorados aponta, por exemplo, que:

  • A cada 10 pessoas, 6 estão em algum tipo de relacionamento
  • Casados e namorados formam a maioria esmagadora e 50% dos casados buscam dar presente de Dia dos Namorados
  • Uma minoria importante dos respondentes foi formada por noivos e parceiros em relacionamentos casuais
  • Google, lojas online, Facebook e Instagram são ferramentas muito importantes de pesquisa para o Dia dos Namorados
  • 63% dos namorados começam a pesquisar de 15 dias a mais de um mês antes da data
  • 50% dos casados começam a pesquisar de 15 dias a mais de um mês antes da data
  • 35% dos namorados compram uma semana antes da data; 37% dos casados compra na véspera ou no próprio Dia dos Namorados
  • Os itens mais populares incluem, sem ordem específica de demanda, smartphones; eletrônicos (notebook, tablets, TVs, games etc.); joia/viagem/jantar; perfumes/cosméticos/maquiagens; roupas/calçados/acessórios de moda; chocolates e/ou flores
  • Quem está namorando quer conquistar, tenta diversificar nos presentes – flores e chocolates são os preferidos
  • Quem está casado compra menos presentes e gasta mais – itens de moda são os preferidos
  • Fatores como frete grátis e prazo de entrega são diferenciais para os casados
  • Facilidade na troca e flexibilidade no parcelamento são diferenciais para os namorados
  • 65% preferem o prazo de entrega em até 3 dias após a efetivação da compra
  • Para o Dia dos Namorados, o público espera ver campanhas mais inclusivas e plurais, representando casais de diferentes perfis e etnias
  • 64% dos entrevistados não se sentem representados nas campanhas
  • 76% dos namorados e 68% dos casados gostariam de ver mais diversidade nas campanhas, incluindo para casais trans, casais gays, casais de diferentes etnias e casais de diferentes idades

Você sabia disso tudo? Essa pesquisa mostra a importância de pesquisas em geral sobre o público-alvo real, o que pode surpreender muito com os resultados diferentes dos estereótipos que alguns podem ter do público comprador do Dia dos Namorados e exigir adequações na estratégia de negócios online das PMEs.

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