Dicas para aproveitar melhor o 13° salário

| 19/12/2016 - 10:36 AM | Comentários (0)

A chegada do 13° salário pode ser uma boa oportunidade para colocar as contas em dia. O conselho é de Alexandre Lara, especialista em finanças pessoais e sócio-fundador do Kitado, plataforma online gratuita de negociação de dívidas. Para o profissional, é recomendado fazer um planejamento do dinheiro extra, priorizando o pagamento de contas com juros maiores e de urgente necessidade.

“A orientação é que os consumidores sempre se planejem. Caso o dinheiro recebido não seja suficiente para zerar as dívidas, é importante listar as prioridades, ver a possibilidade de descontos e, se precisar, parcelar, atentando-se ao custo mensal, para não comprometer o orçamento familiar ou mudar o padrão de vida da família”, diz.

Para ajudar os brasileiros a aproveitarem melhor o 13° salário e saírem das dívidas, Alexandre Laradá dicas importantes:

Liste as prioridades
Priorize as contas com juros mais altos ou as que tenham mais urgência para serem quitadas. Se você não se planejou para as contas do início de ano, vale a pena utilizar esse dinheiro extra para pagar o IPVA, IPTU, a matrícula escolar, etc. Assim, você começa o ano sem preocupação e pode se planejar para zerar outros débitos.

Planeje sempre
É de extrema importância que todo mundo tenha um planejamento financeiro. Coloque tudo na ponta do lápis para ter uma visão ampla dos seus ganhos e gastos, organizando melhor qual despesa é possível cortar ou negociar. Ao fazer um acordo para quitar dívidas, é sempre bom verificar esse planejamento para não assumir um compromisso, não pagá-lo e se endividar novamente no futuro.

Negocie
Esta época do ano é boa para negociar, pois os bancos e instituições financeiras costumam promover descontos para a quitação de débitos. A dica é procurar o credor para pedir os valores atualizados, fazer uma proposta que caiba no orçamento e ver a possibilidade de descontos no pagamento à vista ou a chance de conseguir maiores prazos.

Vale a pena antecipar?
Muitos bancos oferecem a antecipação do 13° salário. É tentador, não? Porém, mesmo assim, evite usá-lo, porque é uma nova espécie de empréstimo, com juros altos que podem comprometer o orçamento. Caso você tenha se planejado e saiba que poderá arcar com as parcelas, a dica é analisar e comparar as taxas de juros dos bancos, lembrando sempre que os juros do cartão de crédito e do cheque especial costumam ser os maiores do mercado.

Poupe
O ideal é usar o dinheiro do 13° salário para realizar algum sonho ou investir em objetivos de curto prazo (aqueles realizados em até um ano). Se preferir poupar, é importante ser disciplinado, separando um valor todo mês para gastos planejados, como festas e férias. Por exemplo, se você pretende gastar R$2 mil, poupe R$166 por mês. Ressalto que, como o dinheiro será resgatado em curto prazo, o melhor investimento é a tradicional e conhecida poupança, pois, apesar de não ter alto rendimento, é de baixo risco, com aplicação mais fácil e sem incidência de taxas

Tags: , , ,

Categoria: Dicas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
Viewit
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.