E-commerce: Qual destes é o perfil de seu cliente?

Conhecer o perfil, as demandas e necessidades dos compradores online é, desde o ponto de vista dos e-commerce managers, fundamental para antecipar as tendências e tomar decisões. Podem chegar a ser muito mais exigentes que um cliente do comércio offline mas também mais fiéis a uma marca quando são bem atendidos, se sentem escutados e suas sugestões são levadas em conta.

A Real Trends, plataforma especializada em ferramentas de análise e gestão para vendedores do Mercado Livre, revela os cinco perfis de um comprador online.

O prático: é um comprador habitual que busca simplicidade, por isso o que mais valoriza em uma loja online é que seja fácil de navegar (tanto na web, quanto no mobile), que as descrições sejam claras e detalhadas, e que o processo de compra tenha tutoriais e recomendações de outros produtos. Costuma avaliar suas compras para ajudar outros usuários a partir de sua experiência.

O indeciso: ao contrário do perfil anterior, é alguém que dará muitas voltas antes de concretizar a compra. Tem uma noção do que quer mas não se decidirá tão rapidamente. Compara preços, qualidade, descontos, tempo de entrega e formas de pagamento em diferentes plataformas e, mesmo com suas voltas, é um perfil a se conquistar, pois a única certeza que tem é que vai efetuar uma compra.

olist
Smarthint
Rakuten EXPO Inside
Ciclo Agência Digital – Inside

O desinformado: se trata de um comprador ocasional. Este tipo de consumidor é o que visita menos sites e o que normalmente utiliza menos descontos. Compra simplesmente pelo preço, por isso, o que mais valoriza é que o processo exija poucos passos, sem a obrigação de se registrar e que seja fácil de navegar. Em geral, suas compras se resumem em viagens e produtos tecnológicos.

O buscador de ofertas: geralmente aguarda pacientemente o melhor momento, preço, oferta e as condições mais adequadas de compra. É capaz de comprar mais produtos do que precisa contando que aproveite o envio gratuito ou a oferta em questão. Este tipo de cliente estima tanto as opiniões dos outros como dar sua opinião nas redes sociais, por isso é altamente influenciável na decisão de compra.

O contra tudo: tem como princípio ver o lado negativo, tudo lhe parece ruim: o produto, o envio, a política de pagamento, as devoluções e até as ofertas. É um perfil ao qual se deve dar muita atenção porque seus comentários ou avaliações podem ocasionar muito dano à marca. Convertido em detrator, não só falará mal da empresa e seus produtos, como pode chegar a dar informações falsas, fazer escraches em forma de “troll” e realizar campanhas de sabotagem, buscando promover a concorrência.

Na Real Trends, parte do serviço oferecido aos vendedores é justamente ajudá-los a conhecer melhor os possíveis clientes através de suas ferramentas de análise e gestão.

Nossos usuários são o centro de tudo e isso é o que nos interessa transmitir: que seus clientes sejam o centro de sua empresa e que o foco deve estar na sua satisfação. É necessário fazer os usuários felizes e convertê-los em promotores de sua marca”, aponta, Javier Goilenberg, CEO e Co-fundador da Real Trends.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
Ciclo
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.