E-commerce sob ataque: como manter sua loja virtual livre dos hackers

Uma das principais causas que afastam consumidores das lojas virtuais é a falta de segurança na hora da compra. Os hackers estão sempre à espreita em busca de vítimas, e qualquer falha de segurança na operação pode servir de brecha para o ataque. Os riscos existem e precisam ser afastados para garantir a máxima segurança do consumidor que compra online. Para isso, os e-commerces precisam investir em um ambiente seguro. Mas quais os riscos que existem e o que deve ser feito para blindar o site?

Para Igor Valoto, Engenheiro de Vendas e porta-voz da Trend Micro Brasil, empresa que desenvolve soluções de segurança para conteúdo na Internet e gerenciamento de ameaças, os ataques de hackers lançados contra lojas virtuais visam, em especial, a realização de compras sem efetuação do pagamento e a obtenção de informações privilegiadas. Outra motivação muito comum, segundo ele, é o roubo de informações cadastrais do cliente, usadas contra o lojista em crime de extorsão ou mesmo para o acesso a informações de pagamento, como números de cartões de crédito. Nesse último caso, se o ataque for bem-sucedido, alerta Valoto, o hacker tem acesso à base de informações de pagamento e consegue reaproveitar e realizar fraudes em outras lojas online.

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Valoto explica que existem diversos vetores para o ataque às lojas virtuais. O início pode se dar desde a infecção da máquina do cliente final, por exemplo, com o objetivo de roubar as informações bancárias a até mesmo um ataque à infraestrutura física do lojista. “Por este motivo, existem regulamentações, como o PCI (Payment Card Industry), que exige diversas medidas para proteção dos dados a fim de assegurar os dados em trânsito e repouso, ou seja, quando o usuário realiza a compra e no momento em que o lojista a registra”, afirma.

Mas qual a melhor forma que o lojista tem de se precaver de ataques de hackers? Para o engenheiro, é preciso recorrer às tecnologias de proteção, recebendo o devido suporte de fabricantes e consultores de segurança da informação para que o site seja blindado e seguro para a compra. E não é só isso. Valoto dá o recado final. “É necessário, também, desenvolver uma sólida política de segurança da informação contemplando os funcionários, administradores dos sistemas e principalmente os clientes”, diz. Ele também lembra que os consumidores precisam ter a consciência dos riscos da utilização dos meios digitais e tomar os devidos cuidados na hora da compra, exigindo mais transparência quanto à segurança da informação implementadas pelas empresas.

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