Empreendedores apostam em e-commerce para alavancar vendas na Black Friday

No primeiro semestre de 2017, a economia brasileira deu seus primeiros sinais de reação, o que reflete na perspectiva de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e no reaquecimento do mercado de consumo. No e-commerce, também é possível observar esses sinais.

De acordo com dados divulgados pelo estudo Webshoppers, feito pela Ebit, o comércio online faturou R$21 bilhões no primeiro semestre de 2017 e registrou crescimento nominal de 7,5% ante o mesmo período de 2016, quando foram registrados R$19,6 bilhões.

O número de pedidos também aumentou, de 48,5 milhões para 50,3 milhões, assim como o tíquete médio, que passou de R$403 para R$418, informou o levantamento.

Para o segundo semestre de 2017, a perspectiva é que duas datas do calendário do varejo – Natal e, principalmente, Black Friday – impulsionem ainda mais as vendas online. A expectativa é de um crescimento de 12% a 15% no comércio eletrônico em cada data.

Os números mostram que micro e pequenas empresas não podem ignorar o espaço virtual com o risco de a concorrência tomar conta dessa fatia do mercado. Segundo dados de um estudo feito pelo Mercado Livre/Ibope Conecta, 7 em cada 10 vendedores que começaram a trabalhar há mais de 1 ano com e-commerce registraram aumento superior a 50% no número de vendas.

O levantamento ainda mostra que, para 94% dos entrevistados, 2017 será um ano positivo. O faturamento médio das empresas que tem lojas virtuais deve crescer cerca de 35%, informou a pesquisa.

POSSO TER MINHA LOJA NA INTERNET?

Inside Banner Mandaê

Criar seu primeiro e-commerce não é uma tarefa difícil e mesmo com poucos recursos é possível abrir uma loja virtual e começar a faturar. Há no mercado ferramentas acessíveis, como o caso do Criador de Sites, da HostGator. Lançado recentemente, o produto é destinado a um público que não possui conhecimento técnico em desenvolvimento e webdesign.

“O grande diferencial da ferramenta é a linguagem simples e intuitiva usada em todos os processos, que ajuda o empreendedor a criar um site de forma completa e realmente fácil”, ressalta Luiz D’Elboux, Gerente de Marketing da HostGator. A empresa ainda está com preços promocionais na Black Friday.

A solução conta com recursos “arrasta e solta” e mais de 200 temas gratuitos e banco de imagens destinados a diferentes segmentos de mercado, como moda, construção, alimentação, saúde, escritório de advocacia, dentre outros. Ao mesmo tempo, as infinitas opções de personalização dentro de um mesmo template permitem o desenvolvimento de páginas com características exclusivas e diferenciadas, evitando a criação de sites iguais para empresas diferentes.

PAGAMENTO

Outro desafio para quem está começando a empreender virtualmente é encontrar um sistema de gerenciamento de pagamentos adaptado às necessidades dos e-commerces. Como as rotinas são diferenciadas, nem sempre as soluções que existem no mercado e atendem grandes empresas são suficientes para as micro e pequenas empresas. Muitas delas, aliás, surgem a partir de pequenas vendas feitas por um microempreendedor individual (MEI), que precisa confiabilidade e agilidade no recebimento mas não pode investir muito.

Uma solução criada em Santa Catarina é inovadora por isso: a fintech Asaas criou uma plataforma de gerenciamento de pagamentos que permite ao empreendedor desde emitir boletos mais baratos do que via bancos, até aceitar pagamentos por cartões de crédito e débito. Além disso, o software — que é baseado na computação em nuvem e funciona em qualquer dispositivo conectado à internet — é pioneiro no registro de transações financeiras envolvendo cédulas.

“Dessa forma, o MEI não precisa nem ter conta em banco para administrar o fluxo de caixa do seu negócio”, diz Piero Contezini, CEO e cofundador da fintech, que recentemente recebeu um aporte de R$ 2,5 milhões do fundo Cventures Primus para ampliar o portfólio de soluções. Depois de fechar o ano de 2015 com um crescimento de 400%, a startup financeira aumentou o faturamento em cerca de 320%, em 2016.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.

  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
Softvar
World Pay
Socialrocket
Mandaê
E-completo
Precode
Adena
Eccosys
Loja Integrada
Arroba
Alfa ERP
IHouse Web
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here