Empresas correm na busca por inovação

Quando a inovação supera o risco - o preço da inovação na era digital para os negócios antigos

O espírito da inovação parece estar circulando entre a maioria das empresas. São muitas novas ideias que surgem todos os dias e que acabam sendo mal aproveitadas, ou até morrem, por falta de direcionamento para a concretização da ideia. Para solucionar e canalizar esse tipo de iniciativa dos colaboradores, muitas organizações recorrem à área de inovação. Mas, especialistas alertam que nem toda empresa está preparada ou precisa de um núcleo voltado para esse conceito.

“Só faz sentido ter inovação se isso volta para a cultura da organização. Caso contrário, a área de inovação vai ser apenas um centro de custo, não de desenvolvimento”, afirma Mário Rosa, sócio e responsável pela Echos, laboratório de inovação que utiliza o Design Thinking para propor soluções que transformam realidades e constroem futuros desejáveis.

Smarthint
Performa.AI

Utilizando a expertise do design para ajudar empresas que desejam trilhar um caminho rumo a inovação, a Echos teve um crescimento de 70% no faturamento relacionado aos Projetos Inovadores que desenvolve. “As companhias nos enxergam importantes para três pilares: a capacitação, mudança de mindset dos funcionários e também para acelerar a inovação, quando conseguimos aplicar ideias que antes não conseguiam tirar do papel”, explica Mário.

Para as empresas que ainda não investiram em inovação, não há uma receita certa a seguir, ou uma solução que vale para o coletivo. Mas, é certo que a mudança de cultura é sempre o primeiro ponto. O primeiro passo para a inovação é começar a enxergar o mundo de uma forma diferente, bem como despertar habilidades, competências e melhorar a qualidade da relação, uma vez que boas ideias surgem a partir da interação entre as pessoas.

“Existem estágios de inovação que são completamente diferentes para cada organização. Se é uma empresa que está em um baixo estágio nesse campo, os sprints que proporcionam ganho rápido de resultado são boas alternativas”, finaliza o especialista. Já para aquelas que estão em fase de transformação, o melhor é capacitar os colaboradores para trazer o mindset de inovação. E para as companhias que estão em estágio avançado, a dica é se abrir para o mercado e assim trabalhar com olhar e repertórios diferentes.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.