Especialistas explicam como vendedores online devem se preparar para o Dia dos Pais

Empresas apostam em educação para o empreendedor

Datas comemorativas nunca passam em branco para o comércio brasileiro. E o Dia dos Pais, celebrado este ano em 13 de agosto, não será diferente. Não à toa. Conforme estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data deve movimentar R$ 2,07 bilhões, representando um aumento de 12% em relação a 2016.

A expectativa é que o comércio eletrônico receba 5,99 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 346. As categorias mais procuradas serão informática, eletrônicos, moda e acessórios. “Com a retomada da economia nacional e o excelente ritmo de crescimento do e-commerce brasileiro, os lojistas tendem a preparar promoções e condições especiais buscando maior fluxo de vendas”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.

Segmente a base e seja criativo

Ao segmentar a base de dados, é possível ser mais assertivo no direcionamento de ofertas. Utilizar a criatividade atrelada à tecnologia também pode ser um grande atrativo. “Geralmente, quem possui 20 anos não gasta o mesmo valor que uma pessoa de 40. É importante que o lojista possua ferramentas comportamentais atreladas ao site e ofereça as melhores opções para o público certo”, afirma Victor Popper, diretor geral da All iN Marketing Cloud. “Manter o foco no conteúdo dos e-mails, por exemplo, com dicas de presentes, jogos, quiz ou histórias relacionadas aos produtos, auxilia consumidores indecisos na hora da escolha”, finaliza Popper.

Estoque, estoque e estoque

Para atender a demanda, é essencial que os lojistas virtuais estejam preparados para o aumento no fluxo de vendas. “Todas as datas sazonais criam uma expectativa muito grande por parte do comprador. Os lojistas devem estar em dia tanto com o estoque quanto com a logística. Utilizar embalagens personalizadas ou enviar mimos que surpreendam, são estratégias positivas para a marca, que pode conquistar e fidelizar o consumidor com uma ação simples, mas que exige organização”, afirma Willians Marques, diretor-geral da Tray.

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Marketplaces como alternativa

Carlos Alves, diretor de marketplace do Magazine Luiza, acredita que ser multichannel pode auxiliar os empreendedores. “Atualmente, existem diversos marketplaces, cada um com suas particularidades. É primordial que os estabelecimentos estejam preparados para atuar em todos simultaneamente, por meio de uma excelente gestão de estoque e administração. Como resultado, o fluxo de vendas é potencializado e o lucro do e-commerce vai crescer ainda mais.”

Clubes de assinatura podem aproveitar a data para crescer

Clubes de assinatura são uma nova tendência no comércio virtual. Para os empreendedores, é uma opção interessante, pois gera renda recorrente por um baixo custo de manutenção de clientes. Aproveitar as datas comemorativas pode ser a sacada para atrair novos assinantes.

“Criar kits temáticos funciona como um incentivo para que os usuários façam uma assinatura mensal. Além disso, oferecer benefícios como descontos em lojas parceiras ou assinaturas e brindes extras atrai novos consumidores e fideliza os antigos. Para aproveitar a sazonalidade, é primordial que haja uma opção para que o usuário possa presentear outra pessoa, juntamente com uma mensagem personalizada”, afirma Luan Gabellini, cofundador da Betalabs, empresa especialista em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce.

Atenção redobrada

Com o alto volume de vendas em períodos comemorativos, abre-se uma brecha para que golpistas efetuem ações fraudulentas. “Para diminuir os riscos, é essencial atuar com ferramentas ativas de confirmação de dados em transações on-line, que permitem que o varejista confira telefone, idade, nome de parentes, endereço e signo, informações que o fraudador não terá sobre a vítima”, explica Rafael Albuquerque, diretor Comercial da UnitFour, empresa fornecedora de banco de dados para o mercado.

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