Experiência de pagamento ajuda a desenvolver negócios online

O perfil do consumidor brasileiro demonstra uma adesão cada vez maior ao e-commerce. Nos últimos quatro anos, por exemplo, o percentual de compras pelo smartphone saltou de 15% para 50% no país, segundo a Global Consumer Insights 2019.

Produzido pela PwC, o levantamento ouviu 21 mil consumidores em 27 país, incluindo o Brasil. Embora mostre que as compras online via PC caíram de 69% para 59%, no tablet elas subiram de 20% para 29% — o que mantem a alta do comércio online em, aproximadamente, 34% no país entre 2015 e 2019.

O estudo realizado pela PwC mostra ainda que o avanço da união entre tecnologia e serviços financeiros reflete o interesse da população brasileira. Exemplo disso é o fato de que 58% dos consumidores brasileiros fizeram uso de um smartphone para pagar contas e ordens de pagamento em 2018, ao passo que a média global é de 51%.

Diante deste cenário, o e-commerce deve se atentar em como aproveitar oportunidades no momento do pagamento para desenvolver o próprio negócio. Para isso, a Ingenico ePayments desenvolveu um modelo de Experiência de Pagamento que se baseia em três pilares, cuja função é otimizar as vendas online: aumento da taxa de conversão; redução dos custos de processamento; e aumento do ticket médio.

Aumento da taxa de conversão

Uma das principais razões pelas quais há usuários que ainda não estão convencidos de fazer compras online se deve à falta de opções de pagamento. Cada país possui diferentes preferências de pagamento, que variam desde meios alternativos até cartões locais. Uma empresa que não se adapta às preferências de compra da região em que opera tende a perder oportunidades de vendas.

“A Ingenico ePayments desenvolveu ferramentas que possibilita capturar oportunidades e gerar novas. Existe mais de 3 bilhões de usuários de aplicativos de mensagens instantâneas em todo o mundo, sendo que 35% (mais de 1 bilhão) já usam chatbots para entrar em contato com empresas”, destaca Darío Schapiro, Gerente de Marketing da Ingenico ePayments Latam.

  • Taphero: usando a tecnologia NFC, o TapHero permite que os clientes façam compras on-line simplesmente tocando em seus dispositivos móveis com seu cartão de crédito ou débito.
    Smarthint
    olist
    Performa.AI
    Edrone

  • Compras em 1 clique: a Ingenico ePayments fornece tecnologia de tokenização, que permite aos clientes carregar os dados do cartão nas páginas apenas uma vez. Desta forma, a cada compra subsequente, o consumidor verá seus dados carregados e teremos que fazer uma nova cobrança.

Diminuição com Custos de Processamento

Durante o processo de pagamento online, existem elementos que podem fazer com que a experiência para o usuário (e para o varejista) seja mais simples ou mais problemática. Um desses elementos é a fraude. Quando os varejistas contam com ferramentas de detecção de fraudes efetivas, é possível evitar perdas significativas e oferecer uma melhor interação com os compradores, gerando ao mesmo tempo aumento na taxa de conversão.

Uma dessas ferramentas é Machine Learning, que conta com capacidade de aprender sobre os padrões do processamento de pagamento, fazendo com que a mesma repetição gere conhecimento e eficácia na detecção de fraude. A Ingenico ePayments, em colaboração com a Fraugster, possui esta e outras ferramentas, e as coloca à disposição dos varejistas para ajudar a tornar suas vendas transparentes e diminuir custos com prevenção de fraude.

Aumento do ticket médio

A venda adicional posterior à compra pode ajudar a aumentar os tickets entre 10% e 30%. Além disso, ajuda a economizar recursos para as empresas, uma vez que o gasto para conquistar um novo cliente custa de 6 a 7 vezes mais para do que para reter um antigo.

Uma forma de aumentar a lealdade de um comprador é oferecer maneiras de receber benefícios ao efetuar seu pagamento, como por exemplo, a oportunidade de recuperar o valor da sua compra ou obter um desconto.

A Ingenico ePayments desenvolveu uma ferramenta inovadora para aumentar as conversões das empresas, aplicando conceitos e elementos divertidos no processo de pagamento, o Gamified Checkout. Trata-se de uma solução para os clientes incluir, facilmente, uma série de jogos na sua página de pagamento que ajudam a finalizar a compra, tornando-a mais recompensadora e divertida para o consumidor”, finaliza Schapiro.

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