Marketing de relacionamento é tendência para atrair e fidelizar clientes

Até 2020, o relacionamento que as empresas possuem com os seus clientes superará o preço e o produto como fatores determinantes para se fechar um negócio ou efetuar uma venda. O dado divulgado pela Customer Experience Professionals Association reforça uma tendência que já pode ser sentida no Brasil: ano a ano cresce o investimento das companhias para conquistar e fidelizar sua base de clientes, independente do segmento de atuação.

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A Blob Web, empresa de comunicação empresarial digital, tem apenas três anos de mercado mas já pôde comprovar a efetividade de um bom marketing de relacionamento. “No nosso caso, promoções são grandes ferramentas de marketing quando o objetivo é ativar empresas que já tiveram contato conosco mas, por algum motivo, não fecharam negócio na época. Buscamos oferecer para esse cliente uma oportunidade mais interessante do que descontos propriamente ditos. Oferecemos serviços adicionais ou complementares como bônus, o que torna a negociação mais efetiva e a chance de fechamento de negócio é bem maior”, afirma Rodrigo de Oliveira Ferreira, Gestor e Diretor Comercial e de Estratégias da Blob Web, que é especializada em TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente no Google, expertise inovadora que proporciona aos clientes resultados na primeira página do Google por meio da busca orgânica.

Ferreira considera que ao oferecer uma vantagem que trará valor real para seu cliente, muito mais do que em uma simples negociação de compra e venda, a empresa desenvolve um potencial de engajamento, possibilitando a propagação da imagem positiva da marca e, consequentemente, gerar novos negócios no futuro. “Para 2018, selecionamos três grandes datas para apostar numa campanha de marketing com esse objetivo. Em março, mês do consumidor, tivemos a primeira experiência, que superou todas as nossas expectativas, batendo nosso recorde de contratos fechados. No mês junho, mês de aniversário da Blob Web, retornamos com a ação e pudemos avaliar que ao fechar um negócio, um novo serviço para sua empresa, o empresário busca não apenas preço, mas principalmente vantagens que agreguem valor ao que está sendo contratado. Quando você entrega resultado, você automaticamente fideliza”, adianta. Nas duas campanhas realizadas pela Blob Web, foram ativadas negociações antigas por meio de vantagens e bônus.

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