Marketing Sazonal: Dia do Consumidor é oportunidade de crescimento para o e-commerce

Para o comércio online, a Semana do Consumidor é um momento bastante favorável para investir em campanhas e reforçar os estoques. Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor está se popularizando no país como oportunidade para adquirir produtos a preços reduzidos e movimentar uma semana inteira de ofertas no início do ano.

Segundo levantamento do Google de 2018, os principais e-commerces do Brasil registram 13 milhões de visitas a mais no período, e os downloads de apps de varejistas crescem 26% ao longo da semana. No próprio Dia do Consumidor, o aumento é de 23,3%. A expectativa é que no primeiro semestre de 2019, os consumidores tenham um gasto médio de R$ 500 em compras, já que 58% deles aguardam a data para adquirir os produtos que procuram.

De acordo com especialistas, direcionar a estratégia em datas sazonais que estejam ligadas diretamente ao setor de atuação, como Dia Das Mães, Dia do Pais, Páscoa, Natal, Black Friday e Dia dos Namorados, contribui significativamente para impulsionar as vendas, além de atrair clientes e fortalecer a marca. Considerando os hábitos particulares de cada data-chave do ano, o Marketing Sazonal é uma ferramenta de grande valia para o sucesso dos negócios.

Mas como conquistar o resultado desejado? Fabricio Macias, CEO e fundador da Macfor, consultoria de marketing digital de alta performance, listou algumas dicas para realizar campanhas de alta performance em datas sazonais. Acompanhe:

1. Pensar com antecedência

Assim como o presente, campanhas focadas em data comemorativas não podem ficar para a última hora. A maioria das empresas planeja ações para determinadas datas-chave, com meses de antecedência, negociando preços e planejando a comunicação. Desta forma, fica mais fácil para que a empresa esteja preparada para atender com eficiência a demanda no período, por meio de campanhas estruturadas, reforçando a lembrança da marca e atraindo mais consumidores.

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2. Campanha Omnichannel e Mobile

As campanhas que integram vendas online com as lojas física são ótimas estratégias. A maioria dos consumidores prefere aproveitar os descontos no e-commerce, mas muitos deles optam por adquirir o produto na loja, influenciados pelas busca na internet. Direcionar as ações para o mobile é essencial, pois os smartphones são hoje o principal canal de comunicação com o cliente e a compra por meio dos dispositivos móveis tem se tornado cada vez mais frequente.

3. Preço

Um fator decisivo para o consumidor durante as grande promoções é o preço, mas outros critérios também influenciam a compra, como o valor do frete (considerando o tempo e o custo da entrega) e a confiabilidade da loja. Por isso, o bom planejamento e a negociação prévia do valor dos produtos são tão importantes.

4. Segmentação

Datas comemorativas são grandes geradoras de intenção de consumo, pois já estão estabelecidas como datas comerciais no calendário dos consumidores. Porém, o planejamento de marketing sazonal pode focar também em eventos específicos, de acordo com o segmento de trabalho da empresa. Farmácias, por exemplo, têm um calendário direcionado à saúde; Livrarias pensam campanhas para o Dia do Livro/Leitor. São oportunidades de nicho. Para trabalhá-las é preciso segmentar a base de clientes conforme as características da campanha para que o impacto seja efetivo, pois estimulam comportamentos de consumo específicos.

Sem dúvida, o investimento em marketing sazonal é uma tendência que tem impulsionado negócios nos mais variados segmentos. Aproveite as dicas e não deixe de pensar nessa estratégia na hora de planejar as novas campanhas para a sua empresa!

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