O potencial do inbound marketing para estimular as vendas no e-commerce

Como usar o potencial do inbound marketing para gerar negócios

Dentre as diversas formas de marketing digital, estratégias de inbound marketing têm se destacado pela efetividade e custo acessível. Pesquisas revelam que essa técnica custa 61% menos do que o marketing tradicional, que usa anúncios em TV e revistas, por exemplo. Além disso, empresas que lançam mão de estratégias de inbound marketing bem executadas têm resultados 10 vezes melhores, com excelente retorno sobre o investimento feito.

O CEO da We do Logos, Gustavo Mota, explica que as técnicas de inbound marketing estão focadas na produção de conteúdos relevantes que buscam atrair clientes potenciais e que podem ser divulgadas por meio de posts no blog e ebooks, por exemplo. Mas não só isso. Ele destaca SEO e Redes Sociais como outros dois importantes elementos que devem integrar a estratégia de inbound marketing.

As boas práticas desse modelo de marketing indicam 4 fases a serem percorridas para atrair clientes. São elas: atrair visitantes para o site; colher dados dos visitantes (transformá-los em leads); transformar leads em clientes (ao converter vendas); e fidelizar e encantar os clientes. Para cada fase, Mota apresenta algumas estratégias úteis para alcançar o sucesso das ações:

1 – Atraindo visitantes

Se é o conteúdo de qualidade que vai atrair o público, Mota afirma que é preciso conhecê-lo bem para saber o que é relevante para ele. Segundo o CEO da We do Logos, após fazer pesquisas, entrevistas e usar ferramentas de BI e analytics na internet, o passo seguinte é construir a persona (ou personas), do público.  Persona é um personagem fictício, com nome, idade, profissão e outras características que vão ajudar a entender quais assuntos interessam a ele, para produzir os conteúdos certos.

Após essa etapa, Mota sugere criar um blog ligado ao e-commerce, sem esquecer de usar as palavras-chave identificadas através de ferramentas de SEO e empregá-las nos textos.

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2 – Transformando visitantes em leads

O conceito de lead define aqueles visitantes que demonstram algum interesse no produto ou serviço da empresa e, espontaneamente, fornecem informações de contato. “Para esse público, crie conteúdos mais profundos e ricos, como e-books, infográficos, webinars. Disponibilize acesso a cursos e vídeos e solicite que os visitantes deixem dados como e-mail e nome, em um pequeno formulário, para que possam ter acesso a esses conteúdos especiais”, explica.

3 – Convertendo vendas

Conhecendo o e-mail do lead, passa-se à fase de nutrição de leads. “Essa fase consiste no envio de conteúdos relevantes, por meio do disparo de e-mail marketing, com o objetivo de educar os leads sobre os produtos e serviços, oferecer mais materiais ricos ou outros conteúdos do interesse deles”, diz Mota.

Ele explica que com a ajuda de um software de automação de marketing, é possível descobrir quais desses leads estão se interessando mais pelos materiais e como eles interagem com e-mails, blogs e mídias sociais. “Assim, será possível definir regras de como saber quais deles já estão interessados a ponto de poder receber um telefonema da equipe de vendas, por exemplo, no caso de negócios B2B, ou e-mails com links para ofertas no e-commerce, no caso de B2C, direcionados para landing pages especialmente criadas para melhorar a conversão”, destaca.

4 – Fidelizando e encantando seus clientes

Acha que depois da primeira venda, a estratégia de inbound marketing acabou? Pelo contrário. Para Mota, nesse último estágio é hora de conhecer ainda mais o cliente e enviar os conteúdos certos, para que ele realiza compras e divulgue a marca nas mídias sociais.

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