O que ainda dá para melhorar nas lojas virtuais para as vendas de Natal

Segundo os últimos números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional vai faturar R$ 7,5 bilhões com as compras dos dias anteriores ao Natal, performance 12% superior à registrada nesta mesma época de 2015. Segundo a entidade, nos 15 dias que antecedem o 25 de dezembro, serão 2,7 milhões de pedidos a um tíquete médio de R$ 280. As categorias que prometem vender mais são: celulares, informática, eletrônicos, moda e eletrodomésticos.

Por isso Luis Henrique Pelizon, diretor Comercial da Rakuten Brasil, uma das maiores empresas de internet services do mundo e que no Brasil fornece plataformas para o e-commerce conectadas com o ecossistema da marca, preparou 3 dicas do que ainda dá tempo de aprimorar em sua loja virtual para esse ‘boom’ de vendas do Natal.

1) Facilite devoluções e trocas de produtos

Natal é tempo de presentear amigos e familiares. Mas não é incomum acontecer de aquele presente desagradar quem o recebeu. Por isso, é essencial que sua loja dê suporte às trocas e devoluções. Um cliente que é bem atendido nesse quesito passa a respeitar e ser fã de sua marca. Nada irrita mais um cliente do que ter trabalho para conseguir uma coisa que é seu direito. Só para se ter uma ideia, de acordo com o Reclame Aqui, 90% dos consumidores que acessam a plataforma o fazem não para reclamar e sim para pesquisar se aquela marca que lhe interessa tem reclamações de outros clientes.

Inside Banner Mandaê

2) Invista no design natalino

Assim como as ruas e as casas estão cheias de pisca-piscas e Papais Noéis, sua loja virtual tem que respirar o espírito natalino. Crie banners especiais de Natal com suas principais promoções. Abuse das cores vermelha, verde e branca, insira figuras alusivas: faça o cliente ter vontade de comprar em seu site. Outro ponto ligado ao layout: atualize seu catálogo com fotos de qualidade. Se possível, com mais de uma opção de imagem para cada produto. Lembre-se que na internet não dá para experimentar, então esse cliente tem que ser capturado através do olhar.

3) Promoções exclusivas

As ofertas sazonais têm forte apelo junto ao consumidor. Faça uma rápida pesquisa entre os produtos de uma coleção anterior e jogue o preço deles pela metade. Use o estoque para conquistar seu cliente e começar o ano comprando peças novas. Invista nessa estratégia, senão seu concorrente o fará. Use as redes sociais e os canais diretos com seu consumidor para publicizar essas campanhas. De nada adianta oferecer os melhores descontos da internet se isso não chega ao conhecimento de quem mais importa: seu cliente.

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