O que é mais vantajoso: criar um e-commerce ou vender em marketplaces?

Magazine Luiza cria dia do lojista em seu site, com ofertas exclusivas para produtos do Market Place

O Brasil tem se consolidado como um dos dez maiores mercados de e-commerce do mundo, com crescimento ascendente, mesmo em tempos de crise. O comércio eletrônico se expande a olhos vistos e atrai cada vez mais interessados em empreender nessa modalidade de varejo. Diante dessa maré favorável, inúmeras lojas virtuais surgem a cada dia. Mas quando saber o momento exato de investir em uma loja virtual?

O Head of Marketing & Communications da Konduto, Felipe Held, lembra que levantar toda uma infraestrutura para criar uma loja virtual é uma tarefa que exige investimento – de dinheiro e, principalmente, de tempo. Segundo ele, uma boa alternativa para um lojista recém-chegado ao e-commerce é iniciar seu processo de vendas em algum grande e famoso marketplace.

Smarthint

Held lembra que marcas consagradas, hoje, no e-commerce, começaram a vender em marketplaces. Um caso notório é a Connect Parts, uma loja virtual de peças automotivas que iniciou suas atividades pelo MercadoLivre. O sucesso dela foi tão grande que, em 2012, a empresa recebeu um investimento de quase US$ 9 milhões da Atomico, um fundo internacional que tem Niklas Zennström, um dos fundadores do Skype, entre o grupo de sócios. E, até hoje, uma boa parte do faturamento da empresa vem de marketplaces.

O especialista em marketing reitera que marketplaces podem ser interessantes para um novo e-commerce, pois compartilha custos, como logística, pagamento, conciliação financeira e até mesmo antifraude. “Essas atividades, isoladamente, poderiam consumir uma fatia importante do faturamento no início da operação. Em um marketplace, entretanto, este valor é compartilhado com outros milhares de lojistas. Ao colocar na ponta do lápis, pode ser vantajoso”, destaca.

Além disso, é sempre bom ressaltar que vender a partir de um marketplace pode ser um bom termômetro para medir o potencial da loja virtual. “Cabe a cada empreendedor estudar da melhor maneira possível qual a melhor estratégia para alavancar o seu negócio, otimizando os custos e maximizando os lucros”, diz Held. Ele aconselha aos lojistas que não desconsiderem a hipótese de vender a partir de marketplaces em um primeiro momento antes de investir integralmente em uma plataforma de e-commerce.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1 Commerce
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.