Omnichannel pode beneficiar varejistas e consumidores

O conceito Omnichannel, ou multicanal, é uma tendência no varejo que integra todos os meios de atendimento de uma empresa, o que facilita o acesso do shopper aos produtos e serviços oferecidos. O método possibilita que o cliente compre pela internet e receba em casa ou escolha retirar na loja física, ou até mesmo prove na loja e compre pela internet, entre outras opções.

Segundo o relatório IDC Retail Insights, os varejistas que utilizam essa estratégia de marketing notaram um aumento de 15 a 35% no ticket médio das transações, e uma alta de 5 a 10% na rentabilidade dos clientes leais.

Smarthint
olist
Performa.AI

Para a Patricia Cotti, Diretora Executiva do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, a implementação do Omnichannel já é uma realidade no mercado. “Essa estratégia vem para atender o novo consumidor, cada vez mais digital, que busca novas experiências na hora de comprar. A proposta é integrar os canais de atendimento e tornar a comprar mais fácil e agradável para o shopper”, explica.

Outro estudo, realizado pela Aberdeen Group, constatou que as empresas que adotaram essa prática tiveram um aumento de 9,5% em receitas anuais, além de 7,5% de redução de custo por contato do cliente. Já a taxa de retenção foi de 89%, contra 33% de empresas sem Ominichannel desenvolvido.

Para os varejistas, Patricia fala sobre a importância de ser criativo e entender o que os consumidores valorizam, seja no meio digital ou na loja física. “As marcas precisam analisar o que funciona para cada modelo de negócio. Utilizar as redes sociais para realizar pedidos e reservas, por exemplo, pode ajudar em diversas categorias”, orienta.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
Ciclo
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.