Os pontos positivos e negativos da Black Friday 2018

A Black Friday 2018 deixou o mercado eletrônico aquecido. A data superou as expectativas de vendas para o segmento. Segundo dados da Ebit/Nielsen, considerando os quatro dias de promoções, o e-commerce brasileiro faturou 3,93 bilhões. A data representou um acréscimo de aproximadamente 24% se comparado ao mesmo período do ano passado.

No entanto, apesar do crescimento do volume de vendas da Black Friday deste ano, Rodrigo Carvalho, Co-CEO da Lett, acredita que a satisfação do consumidor online ainda não foi atingida pelos e-commerces.

“É muito bom ver a evolução do segmento online no Brasil. A Black Friday já tem outra conotação no mercado, mas a prestação do serviço digital é um ponto que deve ser revisto com atenção pelas empresas. Os dados do EQI mostram que a experiência de compra online do consumidor brasileiro ainda é considerada ineficiente”, explica Carvalho.

Numa escala de 0 a 10, o mercado eletrônico do país está com nota inferior a 6, segundo o resultado do E-commerce Quality Index (EQI), o primeiro estudo que analisou o conteúdo das páginas de produto online e a qualidade do e-commerce brasileiro.

O cálculo foi baseado em critérios como navegação do usuário (menu de categorias), título e descrição do produto, número de imagens e avaliação média dos consumidores. No total, a  Lett fez o monitoramento de mais de dois milhões de páginas de produtos, anunciados em 57 e-commerces do Brasil.

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“Faltam processos, ferramentas e iniciativas para dar mais voz aos consumidores. Por mais que as compras na internet estejam em grande crescimento no Brasil, a verdade é que os consumidores não estão satisfeitos com as experiências de compra online”, enfatiza Carvalho.

Pedro Ivo Brandão, Gerente Comercial da Dito, também concorda que o segmento digital precisa melhorar para atender o consumidor de forma satisfatória.

“Tivemos bons resultados com a Black Friday desse ano, mas ainda dá para evoluir. As marcas precisam melhorar a comunicação com o consumidor. As empresas ainda não conseguem trabalhar muito bem com os dados do perfil do cliente. No entanto, já vejo grandes melhorias e os números de 2018 mostram isso”, explica Brandão.

Outra mudança trazida por Pedro em relação ao cenário da Black Friday desse ano foi a participação do varejo físico. “Antes, a data era vivida apenas pelo e-commerce, mas agora o mercado offline também teve uma adesão maior e tudo isso resultou no faturamento do período”, conclui.

Mais detalhes você confere nesse link.

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