Por que a fraude na internet é tão prejudicial para o lojista?

Pouca gente sabe, mas a verdade é que um e-commerce, quando decide receber pagamentos online, acaba se comprometendo também em arcar com a segurança das transações que envolvem cartões de crédito. Ou seja, se no futuro houver alguma contestação de compra, o estorno sairá do bolso do lojista.

Felipe Held, Head of Marketing & Communications da Konduto, empresa especializada em soluções antifraude, explica que no e-commerce, a autorização do banco emissor do cartão não está relacionada à identidade do cliente, mas apenas à checagem se aquele cartão que está sendo utilizado tem crédito para pagar aquela compra.

Essa questão pode gerar bastante confusão e causar uma decepção muito grande a um empreendedor quando ele se depara com o prejuízo de um, dois ou dezenas de chargebacks de uma hora para outra. Dados do setor mostram que para cada US$ 1 que um e-commerce perde com a fraude, os bancos e as adquirentes e bancos desembolsam cerca de US$ 1,50 com custos operacionais de atendimento e de substituição do cartão de crédito cancelado e também em várias outras atividades preventivas e de segurança.

Smarthint
Performa.AI

Quando um consumidor descobre que o cartão de crédito foi utilizado indevidamente, também acaba ficando inseguro sobre todo o processo de pagamento online. Segundo Held, a fraude gera uma experiência muito ruim para todos os envolvidos no processo: consumidor, bancos e lojistas.

A má notícia é que não existe e-commerce à prova de fraude. “A partir do momento em que você decide receber pagamentos online acaba ficando sujeito a este tipo de golpe – independentemente do tipo de produto ou serviço comercializado. Há muitos casos em que os criminosos não estão necessariamente interessados no produto da loja”, diz.

A fraude faz parte do jogo do comércio eletrônico, e mantê-la em uma taxa entre 0,3 e 0,7% é o recomendável. “Assimilar esta ideia é uma das muitas tarefas de um empreendedor, que precisará entender que o objetivo da análise de risco não se trata utopicamente de acabar com a fraude”, ressalta Held.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.