Redes Sociais como ferramentas potenciais para driblar a crise

Se antes a divulgação de marcas e produtos se restringia ao marketing boca a boca, com o boom das redes sociais o cenário é outro. Empresas e consumidores estão em constante interação. Com isso, criou-se um espaço de enorme potencial para captar novos clientes e manter-se próximo ao atuais.

Saber inovar é fundamental para destacar-se nesses espaços, especialmente em momentos de crise. A especialista em marketing digital e e-commerce, e sócia-diretora da Digitalents, Sandra Turchi, cita 8 estratégias de mídias sociais que as empresas não podem abrir mão para serem bem-sucedidas nessa estratégia. “Não basta apenas criar uma página para seu negócio e começar a interagir com os usuários. É preciso planejar e pensar com cuidado nas iniciativas para garantir o maior retorno possível em novos negócios”, recomenda.

  1. Saiba quem é o público

Como qualquer campanha de marketing e comunicação é fundamental conhecer o público-alvo antes de começar o trabalho nas mídias sociais. “Faça pesquisas com os seguidores para descobrir quais os hábitos e interesses deles, para que o conteúdo divulgado seja o mais assertivo possível para atingir os resultados esperados”, sugere.

  1. Esteja onde está o público

Não é porque existem diversas plataformas de mídias sociais que a empresa ou marca precisa estar necessariamente em todas elas. “O marketing em mídias sociais precisa ser feito com estratégia, o que significa que você precisa estar presente nas redes onde seu público em potencial está”, explica Sandra.

  1. Busque sempre um objetivo de negócio

Se o objetivo da empresa nas mídias sociais é ganhar curtidas, comentários e compartilhamentos, cuidado! Para Sandra, isso pode ser visto como um resultado do trabalho nas mídias sociais, mas não é o que se pode considerar um objetivo destas estratégias. “As estratégias nas mídias sociais precisam ter uma meta de negócio clara, que impacte os resultados da empresa”, adverte.

  1. Mantenha qualidade no conteúdo

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A recomendação de Sandra é evitar publicações muitos voltadas às vendas. “Lembre-se que as pessoas acessam as redes sociais para consumir conteúdo e conhecimento, não para comprar coisas. Invista mais em conteúdos úteis e relevantes para o seu público. É isso que vai construir a credibilidade da sua marca para possíveis futuras vendas” completa.

  1. Entenda as redes sociais como canal de relacionamento

Os usuários de diversos níveis, além de consumirem conteúdo, adoram se relacionar através das mídias sociais, seja com os amigos, família, ou até mesmo com empresas. “Se você entender suas páginas nas mídias sociais como canais de relacionamento com o cliente, a efetividade das suas estratégias será muito maior”, salienta.

  1. Tenha atenção com a qualidade das imagens

Nas principais mídias sociais o conteúdo em imagens e vídeos é fundamental para maximizar o alcance e o engajamento. “Todas as imagens que forem utilizadas precisam de um controle de qualidade rigoroso, sejam elas fotos, artes ou vídeos”, lembra.

  1. Invista para aumentar o alcance das publicações

As redes sociais atuam, hoje, como ferramenta de mídia. Diversas outras empresas também estão presentes nas redes sociais disputando um espaço restrito nas timelines dos usuários. Isso significa que o conteúdo não vai aparecer organicamente para uma parcela tão grande de seus seguidores. “Para aumentar o alcance das publicações, é fundamental investir para promover os conteúdos, ou seja, é preciso impulsioná-los”, recomenda.

  1. Monitore os resultados e reveja a estratégia

Por fim, enfatiza Sandra, boas estratégias de mídias sociais não são imunes às mudanças das plataformas, do público e do mercado. “Por isso, para ser eficiente no marketing digital, é fundamental monitorar os resultados do trabalho, e rever a estratégia com base no aprendizado gerado no monitoramento”, conclui.

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