Same Day Delivery: cuidados ao aderir a esse sistema de entregas

| 19/06/2017 - 12:53 PM | Comentários (0)

O comércio eletrônico oferece ao consumidor inúmeras vantagens, entre elas comparar preços em diversas lojas, pesquisar a opinião de outros consumidores, não depender do horário comercial para fechar a compra e ainda escolher opções variadas de pagamento. E isso tudo sem sair de casa. Uma variável, porém, pode fazer com que o cliente desista da compra: o prazo de entrega do produto. Quem atua no e-commerce sabe que esse é um dos maiores gargalos do segmento.

Muitas vezes, a necessidade de compra é associada à uma data específica, seja para presentear alguém, seja para um evento específico ou simplesmente porque o consumidor quer ter a mercadoria em mãos o mais rápido possível. Para agilizar a entrega, as lojas virtuais têm adotado o same day delivery, ou entrega no mesmo dia. Além das internacionais Walmart, eBay e Amazon, algumas brasileiras têm testado a estratégia.

Juca Oliveira, CEO & fundador da B2Log, empresa que possui expertise nas áreas de inovação, gestão e operações de e-commerce, web e tecnologia, mostra como as operações de comércio eletrônico podem aderir a essa solução e como se preparar para a demanda.

Em primeiro lugar, Oliveira propõe às lojas que pensem na logística dos centros de distribuição. “Associar a loja online a mais de um centro de distribuição contribui para a redução dos custos com entrega, seja por correio ou transporte. Procure ter exemplares dos itens mais vendidos no e-commerce em lojas espalhadas pelas cidades em que atua”, recomenda. Segundo ele, com o foco logístico no e-commerce, é preciso, ainda, reorganizar os estoques.

Oliveira explica que o same day delivery normalmente é oferecido a apenas alguns produtos. “Seria muito difícil disponibilizar o e-commerce inteiro para entrega rápida. Na hora de escolher quais serão elegíveis, considere fatores como o peso, tamanho e fragilidade do objeto, além da quantidade disponível em estoque”, diz.

Outro conselho dado por Oliveira é deixar claras as condições da entrega no mesmo dia nos canais de comunicação da marca e no e-commerce. “É importante citar quais produtos fazem parte desse formato, as formas de pagamento aceitas, os horários em que a compra deve ser feita. Dessa forma, se minimiza as possíveis reclamações, que podem prejudicar a imagem da marca”, afirma.

Para que o processo logístico funcione conforme o prometido, ele destacar ser necessário, ainda, que todas as áreas envolvidas estejam cientes desse compromisso. “Informe os estoquistas, a equipe de marketing e a de logística sobre as etapas e a melhor forma de conduzi-las”, conclui.

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Categoria: Dicas

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