Startup dá cinco dicas de como aumentar base de usuários

A ideia do Viagens na Web é tão simples que é normal se perguntar “como é que não pensei nisso antes?”: enviar promoções de passagens aéreas no Whatsapp. Entre pensar e fazer há uma bela diferença e muito trabalho para sua execução. O empreendedor Gustavo de Bautzer Fusca percebeu a oportunidade, deixou a carreira executiva na área de turismo e resolveu empreender criando uma startup “para chamar de sua”. Queria resolver uma antiga questão que era comunicar ao maior número de pessoas promoções de passagens aéreas.

Bautzer conseguiu atingir números que é o sonho de todo criador de um empreendimento digital neste ramo: em onze semanas ultrapassou a marca de 50 mil usuários, número bem superior aos 2.000 que eram planejados no começo da operação em março deste ano. “É normal haver mudanças de planos no percurso, mas quando comecei confesso que fui modesto nas metas. Quando percebi que a aceitação foi bem superior ao esperado, aproveitei a situação e acelerei.”.

Enquanto o algoritmo do Viagens na Web tem uma complexidade por mapear mais de 455 mil rotas e datas diariamente, Gustavo optou pela simplicidade na metodologia de expansão na sua base de dados. “Se o empreendedor unir foco, persistência e criatividade, essa expansão tem um custo tão baixo que o dinheiro economizado dá para aperfeiçoar a experiência do usuário”.

Confira as cinco dicas de como Viagens na Web atingiu esse crescimento em pouco tempo:

  1. Smarthint
    olist
    Rakuten EXPO Inside
    Ciclo Agência Digital – Inside

    invista no conhecimento da sua marca – por ser uma novidade no mercado e com público em formação, é difícil acertar de primeira que tipo de ações geram mais adesões. Gustavo planejou e colocou em prática diversas iniciativas que conseguiram apontar caminhos sobre o que as pessoas realmente esperavam do “Viagens na Web”. Uma série de ações que culminaram em pessoas sendo contempladas com passagens e pacotes de viagem foi o que mais agradou nessas primeiras semanas de atividades. Qualquer investimento pequeno no início, que gere conhecimento sobre o seu público e fortalecimento da marca, vale a pena!

  2. mobilize sua equipe por bons contatos – a vontade de trabalhar com influenciadores que bombam nas redes sociais é inversamente proporcional ao orçamento de uma startup em começo de atividade. Então o lance é perguntar para sua equipe quem conhece quem para fazer sua ideia chegar de uma forma menos formal a um influenciador ou a um jornalista. Enquanto um aporte de investimento não chega para colocar esse gasto em marketing em prática, a criatividade é o melhor caminho para conquistar uma menção caso seu produto seja não apenas bom, mas também seja útil. Você pode se surpreender com a networking que tem por perto e nem imaginava.

  3. ouvir os números – eles não mentem e dizem muita coisa. Quantas visitas você recebe no seu site? Quantas vezes os trechos mais procurados estão sendo clicados? Em posse dos indicadores, procure também interpretar informações como da onde estão vindo as visitas, estão sendo feitos encaminhamentos para sites parceiros e o que pode ser feito para aumentar trechos com potencial de crescimento. Em resumo, é recomendável fazer todos os monitoramentos possíveis e imagináveis. Há ferramentas de graça que ajudam e potencializam tudo isso.

  4. questione-se constantemente – o objetivo dos criadores de uma startup devem ser muito claros e, de preferência, simples. Mas isso não quer dizer que no decorrer do caminho alterações não sejam feitas. “Na minha carreira eu fazia perguntas para mim mesmo o tempo todo: essa demanda é útil? Ou, é algo muito específico que demandará muito trabalho e pouco retorno?, questionava se os resultados pretendidos eram relevantes, alcançáveis e, acima de tudo, mensuráveis. Pois tudo o que não pode ser medido não é bem visto no mundo do empreendedorismo.

  5. reforçar o óbvio – essa é a dica de ouro que foi aprendida com youtubers, o Viagens na Web aplicou e deu muito certo: “Em todas as comunicações no Whatsapp sempre pedimos ao nosso usuário para que ele compartilhe a informação, pois ele pode ter algum amigo que se interessa por aquela promoção! É uma prova social, por mais que se parece óbvio que quem gostar vai compartilhar, se você não pedir, ela não faz.. Deu um retorno incrível não apenas em visitas ao site mas também em vendas”, explica Gustavo.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
Ciclo
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.